Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Portugal no Mundo > [Uma Visão Cartográfica: Línguas e Impérios]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Uma Visão Cartográfica: Línguas e Impérios

Observatório de Relações Exteriores *

separador

Segundo Gérard Chaliand, o critério de definição de uma língua imperial é a conjunção da sua importância numérica com a sua difusão no espaço. O português reúne os dois critérios, ao contrário, por exemplo, do alemão e do japonês. Assinalam-se em complemento as colónias de emigração portuguesa, bem como alguns dialectos ou crioulos fruto de cinco séculos de impérios.

Vindos dos confins do Mar Negro há mais de 7000 anos, invasores a cavalo atravessaram, no decurso de milénios, todo o continente europeu, das estepes ao oceano. Eram portadores de línguas que se foram diversificando em contacto com as populações encontradas à sua passagem, de modo que neste fim do século XX a paisagem linguística do Ocidente apresenta uma diversidade que as fronteiras políticas não deixariam entrever.  

H. Walter, "L’Aventure des Langues en Occident"

Topo Seta de topo

No século XVI, Portugal e Espanha, as potências marítimas da época, dividiam o mundo segundo as linhas do Tratado de Tordesilhas (1494). Os portugueses dominavam as costas de África e da Ásia, os estreitos, praças fortes e rotas do Atlântico e do Índico, e chegavam ao Extremo Oriente, num império orientado para o comércio das especiarias. No século XVII, sobretudo após a separação de Espanha, desenvolve-se o "império do Brasil", assente num comércio triangular: a costa africana fornecia os escravos que faziam girar a economia brasileira; Portugal tinha o monopólio do mercado do Brasil e daí recebia também os produtos que reexportava para o resto da Europa. Este sistema dissolve-se com a independência do Brasil (1822). No fim do século XIX ganha forma o último império, o africano, que desaparecerá em 1974 com a descolonização.

separador

* Observatório de Relações Exteriores

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Línguas Imperiais

Link em nova janela A Europa das Línguas

Link em nova janela As famílias linguísticas

Link em nova janela Os impérios portugueses

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores