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ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS CLIQUE AQUI! O reconhecimento internacional da qualidade da criação publicitária portuguesa é um facto, apesar das polémicas acusações por parte de algumas agências de publicidade de que o Festival representa um conjunto de "lobbies" e que muitos dos trabalhos apresentados são produzidos com objectivos festivaleiros em detrimento da produção para o cliente/anunciante, uma vez que a atribuição de um prémio representa uma vantagem competitiva para as agências. No entanto, os anunciantes continuam a não atribuir grande significado aos prémios recebidos pelas agências, embora relativos também à promoção dos seus produtos e serviços. A participação portuguesa aumentou no Festival deste ano em número de trabalhos nas categorias Press & Poster e Filme, tendo igualmente registado um crescimento no número de agências participantes. Se compararmos estes números com a evolução dos valores registados desde há dez anos relativos à participação portuguesa, podemos concluir que os 70 filmes e os 85 Press & Poster das 16 agências de comunicação participantes em 1996 constituem um recorde absoluto da presença nacional. As empresas nacionais participantes no Festival 1996 foram a Cinevoz (3 trabalhos), a McCann Erickson/Hora (5 trabalhos), a FCB (4 trabalhos), a JWT Publicidade (17 trabalhos), Ogilvy & Mather (3 trabalhos), a Antena/BBDO (2 trabalhos), a Abrinício (1 trabalho), a Team Young & Rubicam (38 trabalhos), a Euro RSCG (16 trabalhos), a Park Publicidade (6 trabalhos), a EPG/TBWA (20 trabalhos), a Markimage (12 trabalhos), a Nova Publicidade (19 trabalhos), a MKT Publicidade (1 trabalho), a Edson A. Comunicação (2 trabalhos) e a Z.cdp Europe (6 trabalhos). O Festival Internacional de Publicidade já premiou equipas criativas de empresas portuguesas e nomes como José Cabaço, Luís Christello, Edson Athayde, José Campos, Daniel Saak, Pedro Ferreira, Pedro Bidarra e José Heitor. Notou-se este ano alguma tendência das agências nacionais apostarem mais na inscrição de trabalhos em detrimento da deslocação de pessoas, privilegiando o aspecto quantitativo como forma de conhecimento dos seus serviços e de um fortalecimento da imagem portuguesa naquele festival, minimizando os custos e rentabilizando a participação dos seus trabalhos. Em Portugal, a televisão continua a ser o meio que movimenta maiores investimentos: os filmes publicitários (spots) movimentam milhões de contos a analisar pelo quadro relativo a Abril de 1996 respeitante aos quatro canais de televisão. Este ano, na categoria Press & Poster, Edson Athayde ("o brasileiro mais premiado da publicidade portuguesa") é o jurado por Portugal, e defende que os cerca de 8000 trabalhos inscritos no Festival e sobretudo a presença nacional poderiam ter uma melhor cobertura dos órgãos de comunicação social portugueses. Em Portugal, as agências de publicidade com maior quota de mercado são a McCann com um volume de negócios de 10 milhões de contos, a Rubicam e a FCB com cerca de 8 milhões de contos. O mercado publicitário continua em expansão, num crescimento contínuo desde 1990, pois movimentou em 1995 mais 18% relativamente a 1994, ou seja cerca de duas centenas e meia de milhões de contos. Os suportes e meios publicitários que captam maior volume de investimentos são a televisão e a imprensa, remetendo para segunda escolhas os "outdoors" e a rádio, dado que os "targets" são mais facilmente atingidos por aqueles meios, de acordo com a estrutura psicográfica do mercado nacional. Deste modo, os meios vêem assim repartido percentualmente o investimento publicitário de forma assimétrica, consoante as suas próprias audiências (audiovisuais), em número e género, e as suas tiragens (imprensa) e especialidades. O investimento publicitário está naturalmente dependente dos anunciantes e das suas estratégias. Em Portugal, as multinacionais dominam o investimento em publicidade. As principais agências de meios que operam no mercado nacional são a Megameios (com volume de negócios de cerca de 30 milhões de contos), a Lusomédia e a TMP (com volumes de negócios de cerca de 20 milhões de contos), a Mediapolis e a M. Planing (com volumes de negócios de 14 milhões de contos) e a Optimedia (com volume de negócios de cerca de 11 milhões de contos)* Miguel Varela Licenciado em Economia pela UAL. Docente na UAL. Dados adicionais Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas (clique nos links disponíveis) Participação portuguesa no Festival de Cannes 1986/1996 Filmes publicitários na televisão Volume de negócios das agências publicitárias em 1995 Distribuição do investimento publicitário Investimentos publicitários por meio de suporte
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