Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Relações exteriores > Sociedade e cultura > [Dimensão internacional do desporto]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Dimensão internacional do desporto

Inês Costa Pessoa *

separador

Fenómeno cultural e social de extrema visibilidade no mundo contemporâneo, o desporto tem uma carga de forte internacionalização, não só pelo carácter mundial das suas manifestações, como ainda pela natureza de espaço de elevada competitividade entre as nações. Daí que seja objecto de investimento político e económico por parte dos países e das organizações promotoras. O desporto extravasa assim fronteiras, não só as sociais mas também as físicas e torna-se um objecto fortemente mediatizado, pois não é silenciosa a sua espectacularidade, nem a evasão que a mesma provoca. A pertinência de o tratar como um fenómeno internacional que cruza povos e culturas, evidenciando-os e enriquecendo-os, conduziu a que destacássemos os Jogos Olímpicos da era moderna como o protótipo de um evento em cujo imaginário está presente a aproximação de atletas dos distantes pontos do globo, à maneira de um projecto universalista.

A "chama sagrada" já simbolizava na antiguidade tempos de tréguas, embora nessa altura a festa olímpica estivesse apenas confinada aos povos do mundo grego. Hoje, a chama olímpica pretende transmitir, tal como os cinco anéis entrelaçados que compõem a bandeira, a ideia de união e de paz mundial, mesmo quando, por diversas vezes, essa harmonia foi quebrada e a violência irrompeu nos próprios Jogos Olímpicos. Para já não falar das interrupções provocadas pelas duas grandes guerras mundiais que travaram por três vezes a regularidade quadrienal com que os Jogos Olímpicos se realizam desde 1896 (os Jogos previstos para Berlim, em 1916, foram cancelados devido à I Guerra Mundial, o mesmo acontecendo com os Jogos das XII e XIII Olimpíadas que não puderam concretizar-se dada a II Guerra — os primeiros marcados para Tóquio e Helsínquia e os segundos para Londres), diversos boicotes e outras instrumentalizações políticas anularam o espírito desinteressado, desportivo e participativo que caracterizava o ideal deste espectáculo mundial.

Indícios de segregação racial e sexual eram já evidenciados em 1894 pelo barão de Coubertin — pai dos jogos da modernidade — quando decide reanimar as Olimpíadas com ideias pouco democratizantes: o acesso às mulheres e aos homens de raça negra encontrava-se vedado. Só em 1900, em Paris, é que atletas do sexo feminino competem pela primeira vez e em 1904, em St. Louis, estão representados os primeiros negros. Tem-se verificado uma crescente adesão a este acontecimento, visto que o número de Comités Nacionais assim como o de atletas e de espectadores foi aumentando muito de Olimpíada para Olimpíada: em 1896, na primeira edição dos Jogos da era moderna, estiveram presentes em Atenas 13 Comités Nacionais, 311 atletas (entre os quais 230 gregos) e cerca de 80 mil visitantes; um século depois, Atlanta recebe quase 200 Comités Nacionais, 10.705 desportistas e vende 10 milhões de ingressos. Em 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia; consegue-se pela primeira vez reunir atletas oriundos de todos os continentes e Portugal estreia-se com 6 participações (Armando Cortesão, António Stromp e Francisco Lázaro no atletismo, Joaquim Vital e António Pereira na luta e Fernando Correia na esgrima), mas com uma experiência deplorável, manchada pela morte do maratonista Francisco Lázaro, vítima de insolação. Os resultados da competição portuguesa só são premiados 12 anos mais tarde, em Paris, com a conquista de uma medalha de bronze nas provas equestres e com um não desprezível 5° lugar, obtido pela recém-formada selecção portuguesa de futebol na festa olímpica.

Topo Seta de topo

O atraso português na prática e na democratização do desporto e a fraqueza dos subsídios oficiais explicam em boa parte a expressão por vezes apenas simbólica das representações de Portugal. Mesmo assim, os portugueses conseguiram distinguir-se em 1948,1976, 1984 (Carlos Lopes concede-nos a 1.ª medalha de ouro na Maratona olímpica), 1988 (Rosa Mota é a 1.ª atleta portuguesa a vencer a Maratona) e 1992 (Fernanda Ribeiro oferece-nos o 3° ouro olímpico no Atletismo). Foi possível apurar que já participaram 515 atletas portugueses nos Jogos Olímpicos, dos quais 462 homens e 53 mulheres. A sua repartição segundo as diversas modalidades desportivas revela que é o Atletismo a que mais desportistas portugueses tem integrado ao longo dos anos (104). Segue-se a Vela (56), a Natação (51), a Esgrima (47), o Tiro (40), a prova Equestre (35), o Remo (33), o Futebol (31), o Judo (23), a Ginástica (20), a Luta (14), a Canoagem (11), o Ciclismo e o Hóquei em Patins (10), o Pentatlo Moderno e o Tiro com Armas de Caça (8), a Halterofilia (6), o Tiro com Arco (4), o Ténis (3), o Voleibol de Praia e o Badminton (2), e o Boxe (1). Além da informação acerca das participações portuguesas nos Jogos Olímpicos, foi também possível conhecer as classificações de pdium (os três primeiros lugares) dos atletas portugueses, obtidas em competições ocorridas em 1996.

 

Informação Complementar

O caso dos futebolistas

O futebol é seguramente a modalidade desportiva onde são mais intensas as relações com o exterior, incluindo a cotratação de jogadores. Segundo o jornal ABola, na época 1996-97, 38 futebolistas portugueses jogavam em equipas estrangeiras, dos quais 20 em Espanha (Salamanca, Barcelona, Oviedo, Desportivo da Corunha, Hércules, Valência, Real Madrid e Leganes), 5 na Inglaterra (Stockport, WestHam, Aston Villa, Bradford), 4 em França (Paris Saint Germain, Lusitanos Saint Maur, Sochaux), 3 na Itália (Florentina, Juventus, Reggiana), 2 na Holanda (Ajax e Utrecht) e 1 na Alemanha (Borússia de Dortmund), 1 na Escócia (Celtic de Glasgow), 1 na Suíça (Yverdon) e 1 em Hong Kong (South China). Em contrapartida, 197 jogadores estrangeiros estavam inscritos nos clubes portugueses da primeira divisão, na sua maioria latino-americanos (66) e africanos (53), mas também vindos da Europa do Leste (36) e da própria Europa Ocidental (34), além de mais 8 oriundos de pontos dispersos do mundo. Como era de prever, são os três principais clubes que absorvem o maior número de jogadores estrangeiros: o Sport Lisboa e Benfica com 23, o Futebol Clube do Porto com 20 e o Sporting Clube de Portugal com 19.

separador

* Inês Costa Pessoa

Licenciada em Sociologia pela UAL. Assistente de Investigação no Observatório de Relações Exteriores da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Classificações de podium obtidas por desportistas portugueses em 1996

Link em nova janela Um século de Olimpíadas

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores