Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Dossier Oceanos > [Protecção e conservação do meio marinho]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Protecção e conservação do meio marinho

Carlos Vale e Maria João Bebiano *

separador

A partir dos anos 60, a opinião pública nos países mais industrializados começou a manifestar preocupações com a protecção e conservação do meio ambiente. Esgotos urbanos e industriais, pesticidas e outros compostos químicos transformaram rios, lagos e zonas costeiras em locais pouco agradáveis contaminando espécies aquáticas, algumas das quais desapareceram ou estão em vias de extinção e provocando, em alguns casos, perigos gerais para a saúde humana. Aceita-se como definição de poluição a introdução pelo homem, directa ou indirectamente, para o meio ambiente de substâncias ou de energia que resultam em efeitos nocivos como perigo para os recursos vivos, perigo para a saúde humana, impedimento para as actividades humanas incluindo a pesca e a qualidade do uso da água do mar e a redução dessas actividades.

Esta definição implica que a Poluição Marinha deve ser encarada como um problema de dimensão múltipla: dado que a poluição afecta os organismos, é um problema de conservação de recursos marinhos; ao diminuir a produtividade dos ecossistemas é um problema económico; se alterar a paisagem é, também um problema estético; e, quando influencia o homem directamente é um problema de saúde pública.

 

A poluição: da acção local ao perigo da globalização

São conhecidos muitos efeitos adversos de actividades antropogénicas a nível local: contaminação de peixes, crustáceos e moluscos comestíveis, degradação das comunidades aquáticas, eliminação de zonas de lazer, etc.. A maioria dos contaminantes são rejeitados em zonas costeiras e, aí se mantêm durante longos períodos de tempo e são reciclados no seu interior. Consequentemente os problemas mais urgentes centram-se nos recursos costeiros, designadamente nos estuários. Contudo, a ubiquidade dos efeitos adversos conhecidos a nível das zonas costeiras podem traduzir-se em efeitos a nível global. As zonas dos oceanos mais afastadas dos continentes, embora apresentando uma contaminação em chumbo, radionuclídeos artificiais e substâncias orgânicas de origem sintética, podem considerar-se, até ao momento, um ambiente relativamente limpo do ponto de vista de efeitos adversos de grande escala.

O meio marinho é constituído por ecossistemas – sistemas em que grupos de organismos interagem entre si e com o ambiente que os rodeia. Para que um ecossistema funcione necessita de energia (por exemplo energia solar) e de vários elementos indispensáveis à vida (nutrientes e oligoelementos). Quando o ciclo destes elementos é perturbado devido à introdução de substâncias estranhas o funcionamento do ecossistema é alterado. Nos últimos anos as perturbações causadas pelo Homem têm atingido proporções regionais, ultrapassando as fronteiras entre os países. E exemplo disto a grande nuvem provocada por fogos florestais no Outono de 1997 numa região asiática. A dimensão e a intensidade desta poluição atmosférica poderá atingir os ecossistemas marinhos da região? O estado de conhecimentos é, ainda, muito limitado para prever estes aspectos e, provavelmente, o homem limitar-se-á a reconhecer os efeitos negativos.

 

As Zonas Estuarinas e Lagunares: um Exemplo de Fertilidade e Fragilidade

Estas zonas constituem uma importante área do meio marinho, não só pela sua elevada produtividade biológica como pela acção do Homem. A costa portuguesa é recortada por diversos estuários e lagunas costeiras. São locais onde a água doce e a água salgada se encontram: sedimentos, plâncton, ovos e larvas ficam retidos numa massa de água rica em nutrientes. Esta zona de mistura é um local onde a vida prolifera e muitas espécies iniciam o seu ciclo de vida antes de nadarem para o oceano. Infelizmente, estas zonas estão, em Portugal, como noutros países, sujeitas a grandes perturbações ambientais. Poderão, em nome do progresso, continuar estas zonas tão férteis e frágeis a ser usadas indiscriminadamente?

A resposta é obviamente não, até para o bem-estar do Homem. Pela importância que os Oceanos têm na Terra, a sociedade será obrigada a encarar o progresso de uma forma diferente. No futuro próximo, o progresso deverá passar por um maior empenhamento no desenvolvimento ecológico da sociedade e pela elaboração de planos de gestão ambiental. A descarga de contaminantes para o ambiente deverá diminuir e muitos produtos usados na indústria serem reciclados. Face às alterações antropogénicas do meio marinho torna-se indispensável prever a sua capacidade assimilativa.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

Os Principais Contaminantes

Na Conferência de Desenvolvimento que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992 foi apresentado um conjunto de substâncias que provocam efeitos adversos nocivos no meio marinho: nutrientes, metais, radionuclídeos, compostos orgânicos sintéticos, e diferentes tipos de hidrocarbonetos.

Nutrientes

A entrada de esgotos e fertilizantes na zona costeira provoca o aumento de compostos de azoto e fósforo. Em algumas áreas a produtividade primária aumentou, as comunidades fitoplanctónicas foram alteradas e por vezes proliferam algas tóxicas.

Metais

Os metais existem naturalmente no meio marinho, mas com o aumento da extracção mineral, da produção industrial e da queima de combustíveis fósseis, as concentrações na água das zonas costeiras e em alguns organismos têm aumentado. Apesar de o meio marinho ter uma capacidade considerável para assimilar estas descargas, são preocupantes os teores de metais encontrados nos tecidos de alguns organismos marinhos. Os valores de alguns contaminantes ultrapassam a tolerância recomendável para o consumo humano. São conhecidos dois incidentes de poluição com implicações na saúde humana: com mercúrio na baía de Minamata no Japão e com cádmio provocando a doença de "Itai Itai".

Radioactividade

A radioactividade dos oceanos deve-se principalmente ao 40 K, mas com as experiências nucleares a partir dos anos 50 e dos acidentes com centrais nucleares e submarinos atómicos, a radioactividade dos oceanos aumentou. Os radioisótopos podem ser acumulados nos organismos e ter consequências celulares profundas.

Compostos Orgânicos Sintéticos

De entre as várias substâncias salienta-se os pesticidas, os befenilos policlorados (PCB) e os organometálicos (por exemplo, tri-butil-estanho TBT). Estes compostos não existem naturalmente na natureza e, portanto, a sua presença é resultante da acção do Homem. O pesticida mais conhecido é o DDT que apresenta grande capacidade de bioacumulação em vários organismos e considera-se responsável pelo declínio de algumas populações de aves marinhas. Os PCB são usados principalmente na indústria e têm efeitos semelhantes ao DDT no meio marinho. O TBT (tri-butil-estanho) é utilizado principalmente na pintura antivegetativa de cascos de embarcações e responsável pelo desaparecimento de ostras (em França e presumivelmente em Portugal) e alteração do sexo de vários organismos (por exemplo gastrópodes) em áreas próximas de zonas portuárias. Muitos destes compostos comportam-se da mesma forma que os estrogéneos e têm sido identificados efeitos preocupantes a nível de vários organismos marinhos e dos seres humanos.

Petróleo/Hidrocarbonetos

A introdução destes contaminantes no meio marinho ocorre a partir de fontes naturais, de acidentes com petroleiros, operações com navios, actividades de exploração petrolífera e outras actividades de origem terrestre. A principal preocupação sobre os efeitos para o meio marinho tem estado relacionada com o elevado número de acidentes com os petroleiros (ver gráfico Hidrocarbonetos Derramados em Acidentes). A zona costeira portuguesa encontra-se na rota dos petroleiros (ver mapa Principais Transportes de Petróleo por Mar) pelo que Portugal é um dos países mais vulneráveis no que respeita aos acidentes com estas embarcações.

separador

* Carlos Vale

Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. Investigador em Oceanografia Química no IPIMAR.

*
Maria João Bebiano

Doutorada em Ecotoxicologia Marinha pela Universidade Reading (Reino Unido). Presidente do Conselho Directivo da Universidade de Ciências e Tecnologia da Recursos Aquáticos da Universidade do Algarve.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Principais transportes de petróleo por mar

Link em nova janela O motor ecológico das zonas estuarinas

Link em nova janela Hibrocarbonetos derramados em acidentes

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores