Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2002 > Índice de artigos > Portugal e o mundo > Instrumentos de aplicação > [O sector da comunicação social na política externa portuguesa]  
- JANUS 2002 -

Janus 2002



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O sector da comunicação social na política externa portuguesa

* Elisabete Palma

separador

A afirmação da identidade nacional no contexto europeu e mundial é uma das grandes opções de médio prazo definidas pelo Governo em matéria de política externa e a afirmação da língua portuguesa no mundo um dos seus eixos estratégicos. No quadro deste objectivo, o sector da Comunicação Social tem vindo a assumir cada vez mais uma posição de grande relevo, na medida em que se trata de um instrumento privilegiado de reforço da imagem de Portugal na União Europeia e no resto do mundo. Este veículo singular para a defesa e divulgação da língua e da cultura portuguesas surge fundamentalmente numa quádrupla perspectiva: funciona como um elo de ligação entre as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e Portugal, permite uma interligação dinâmica entre o chamado mundo lusófono e constitui ainda uma área de actuação no âmbito da cooperação para o desenvolvimento ao mesmo tempo que confere uma maior visibilidade ao país.

 

A RTP e RDP internacionais

Partindo da constatação da importância do elemento língua portuguesa no mundo, os projectos de criação da RTPi e da RDPi nasceram na perspectiva fundamental de desenvolver redes que unam os milhões de pessoas em todo o mundo que falam português.

Preenchendo actualmente 24 horas de emissão exclusivamente em português, a RTPi tem uma programação com carácter generalista (ver gráfico respectivo) — que inclui programação própria ou proveniente dos canais nacionais e regionais da RTP e que tem procurado gradualmente integrar produção de reconhecida qualidade com origem em países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) —, enquanto a RDPi, também emitindo 24 horas na língua de Camões, se apresenta como canal temático, servindo fundamentalmente as comunidades portuguesas radicadas no estrangeiro — a RDPi procura “manter vivas língua e cultura e reforçar laços antigos que cimentam a nação”.

Abrangendo um universo lusófono que tem, grosso modo, como ponto de partida Portugal, está presente noutros países da Europa (de que a França, a Suíça, a Bélgica e o Luxemburgo são apenas alguns exemplos), se estende ao Brasil (com cerca de 160 milhões de pessoas), inclui naturalmente África (sendo perto de 25 milhões os habitantes de língua comum), está na América do Norte (onde a comunidade portuguesa totaliza cerca de 4 milhões de pessoas) e chega mais a sul, encerrando a Venezuela a maior comunidade, seguida da Argentina, e tendo a Austrália, a Índia e o Japão como principais referências na Ásia, não esquecendo obviamente Macau, Goa e Timor Leste —, ambos os canais acabam por funcionar hoje em dia como laços de união entre os cerca de 200 milhões de falantes em língua portuguesa espalhados pelos cinco continentes. Simultaneamente, constituem importantes factores de identificação cultural que representam, no imaginário dos seus receptores, um regresso afectivo às origens.

Paralelamente, uma vez que a RTPi emite para um universo de pessoas que se pretende o mais alargado possível, constitui também um útil instrumento de promoção da língua e do país que extrapola as fronteiras da lusofonia e contribui largamente para a afirmação de Portugal no resto do mundo.

 

A RTP África e a RDP África

A RTP África e a RDP África têm, por definição, áreas geográficas de presença menos abrangentes, restringindo-se as mesmas, num e noutro caso, aos países africanos da CPLP e a Portugal. A sua diminuta projecção geográfica quando comparada com as congéneres internacionais não obsta, no entanto, a que ambos os canais constituam importantes instrumentos, nomeadamente, de reforço do relacionamento entre Portugal, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil.

Com o objectivo central de aproximar e promover a integração dos PALOP, a RDP África prima pela transmissão de uma visão multifacetada de toda a actualidade dos países que falam português e que integram a CPLP. Também nesse sentido, para além da informação, este canal temático — transmitido internacionalmente via satélite (Intelsat 605) — privilegia igualmente a permuta cultural e a divulgação da cultura africana, nas suas várias vertentes.

Topo Seta de topo

Por seu turno, a criação da RTP África em 1998 é um dos projectos que melhor projecta e visibilidade dá à cooperação envidada por Portugal com os PALOP e a sua emissão resulta da colaboração, a vários níveis, entre a RTP e os Serviços Públicos de Televisão de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe. O perfil deste canal televisivo privilegia as notícias do dia e os programas produzidos em e para África. O objectivo central é reforçar a mais-valia que representa a diversidade cultural e social do seu público alvo.

Assim, ambas as entidades funcionam também, no âmbito da consolidação da presença de Portugal nos PALOP e de reforço da CPLP enquanto fórum privilegiado de diálogo, de cooperação e de aprendizagem mútua entre os seus membros, como instrumentos dinamizadores no processo de constituição de uma comunidade estruturada nas relações com estes países, promovendo a reaproximação entre povos e regiões ligados por séculos de história.

 

A LUSA e o CENJOR

Para a valorização do património histórico e cultural comum àqueles que falam português e para a projecção de Portugal internacionalmente contribuem igualmente, em particular nos domínios da cooperação, outros órgãos de comunicação social nacionais. Referimos os casos da LUSA, Agência de Notícias de Portugal, S.A., e do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas). Das acções de cooperação de maior relevância, destacam-se, para além dos programas de apoio ao nível da reestruturação e definição das agências de notícias locais, a divulgação do material noticioso produzido pela LUSA aos PALOP, através do site LUS@AFRICANET, suportado por Portugal (mais concretamente pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação) e que chega gratuitamente a todos os meios de comunicação locais. Ao nível do CENJOR, o contributo centra-se na formação na área jornalística, através de cursos de frequência regular proporcionados pelo Centro (ver infografia) e ministrados em Lisboa — participando as mais das vezes os formandos em visitas de trabalho às redacções dos órgãos de comunicação portugueses — ou localmente, fazendo o CENJOR deslocar os seus formadores às redacções dos jornais e rádios locais.

Como no quadro da defesa e promoção dos interesses portugueses na cena internacional a consolidação e projecção da identidade nacional é um dos objectivos fundamentais, a presença do sector da Comunicação Social no âmbito da política externa parece primar pela continuidade. É que, tal como a breve análise que se fez deixa transparecer e como inicialmente se tinha já sublinhado, este canal de alto valor na divulgação da perspectiva portuguesa da realidade nacional e internacional tem a vantagem de incidir sobre diversas áreas de acção em prol desse mesmo objectivo da nossa política externa: as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, a cultura e língua portuguesas, a cooperação para o desenvolvimento e a CPLP.

 

Informação complementar

A Comunicação Social na cooperação com os PALOP e com Timor Leste

Também os investimentos e apoios conferidos no âmbito da cooperação para o desenvolvimento bilateral, de que os PALOP e Timor Leste são os principais destinatários, espelham a importância crescente do sector no quadro da cooperação portuguesa. No caso dos PALOP, cujas relações de cooperação estão demarcadas por acordos assinados com cada um dos cinco países — tendo, em 1997, Portugal assinado Acordos Adicionais de Assistência Técnica e de Cooperação na Área da Comunicação Social com Angola e Moçambique —, estão afectados ao sector das Comunicações, para 2001, cerca de 490 mil contos, com destaque para os seguintes projectos: informatização das Redacções da RTC em Cabo Verde (20 mil contos); reforço da cobertura da RTC e RDP em África (10 mil contos); reconstrução da Agência de Notícias de Moçambique (10 mil contos); aperfeiçoamento em técnicas jornalísticas nos PALOP (16 mil contos); e reforço da RTP África (142 mil contos).

Em Timor Leste, o início das transmissões da RTPi para o território foi apoiado através da compra de um subportador de satélite, ao mesmo tempo que, no quadro de um programa de intensificação da acessibilidade dos meios de comunicação social portuguesa — nomeadamente RTP1, Rádio Renascença, RDP, Antena 1 e TSF — aos residentes em Timor Leste, se procedeu à aquisição de material técnico (compra de antenas parabólicas e receptores TV e rádio para os habitantes, assim como do feixe de transmissão via satélite necessário às transmissões das referidas entidades). Estas acções permitiram ainda que várias das emissões servissem para que jovens timorenses ajudassem a esclarecer dúvidas referentes ao processo de consulta popular, por ocasião do mesmo. O desenvolvimento do sector a nível local foi também objecto de atenção, sendo de destacar, entre outros apoios, a atribuição de um subsídio no valor de mil contos destinado à aquisição de equipamento técnico à Rádio Falintil - Voz da Esperança, estação que privilegia a emissão de música portuguesa.

Confirmando uma vez mais o papel da Comunicação Social como ferramenta de grande utilidade na cooperação, 250.000 contos — 4,23% do total do orçamento bilateral — é o valor atribuído aos projectos nos domínios da Rádio, Televisão e Imprensa Escrita a empreender em Timor Leste durante o ano de 2001.

separador

* Elisabete Palma

Licenciada em Relações Internacionais pela UAL. Legal Assistant na Sociedade de Advogados Almeida Sampaio & Associados.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Lares / assinantes RTPi no mundo

Link em nova janela Países benificiados por acções de cooperação desenvolvidas pelo CENJOR

Link em nova janela Distribuição de tempos de emissão dos programas exibidos na RTPi

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores