Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2003 > Índice de artigos > Portugal e o Mundo > Relações ibéricas > [Portugal e Espanha no “ranking” da competitividade mundial (II)]  
- JANUS 2003 -

Janus 2003



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Portugal e Espanha no “ranking” da competitividade mundial (II)

Rita Lages e Sérgio Nunes *

separador

A comparação dos dois países através dos resultados apresentados no ‘The World Competitiveness Yearbook’ de 2002 em termos de Finanças Públicas, Política Fiscal, Enquadramento Institucional, Enquadramento Empresarial e Educação, permite concluir que a Espanha está numa posição mais favorecida no que respeita a estes items, ocupando o 20ª lugar ao nível mundial, enquanto Portugal se fica pela 34ª posição. Portugal está mais bem posicionado no item Leis de Imigração, no que se refere á absorção de mão de obra estrangeira (6º lugar comparativamente ao 34ª ocupado pela Espanha em 2001).

separador

Vimos anteriormente o desempenho de Portugal e Espanha em termos globais e em relação ao desempenho económico. Em termos de eficiência governamental nos indicadores considerados para este item – Finanças Públicas, Política Fiscal, Enquadramento Institucional, Enquadramento Empresarial e Educação – Portugal apenas consegue superar a Espanha no Enquadramento Empresarial, e somente por uma posição. Consequentemente, no geral, são 14 os lugares que separam os dois países, conseguindo a Espanha o 20º lugar, ficando-se Portugal pela 34ª posição.

As boas posições alcançadas por Portugal nos indicadores Leis de imigração, que traduzem a absorção de mão-de-obra estrangeira (onde o valor de Portugal atinge uma diferença de 28 pontos para com Espanha), Integração dentro dos blocos de comércio regionais e Acesso aos mercados de capitais locais justificam o seu melhor posicionamento no item Enquadramento Empresarial, embora o nosso principal ponto fraco seja a Regulação laboral (47ª posição), dado que os especialistas contactados consideram que as práticas de contratação/despedimento, salários mínimos, e outros regulamentos não são suficientemente flexíveis.

Os outros pontos fortes de Portugal dizem respeito à taxa de juro real de curto prazo e ao item da taxa de juro, evidenciando uma política favorável do Banco Central, a nível da taxa de juro, para o clima de competitividade das empresas nacionais. No entanto, incluído também no Enquadramento Institucional, a opinião sobre a eficiência do Estado é muito pouco favorável, segundo os dados dos inquéritos sobre o Serviço público, as Decisões do governo e a Transparência, variáveis onde Portugal atinge a 46ª posição.

Registam-se importantes discrepâncias entre as posições assumidas por Espanha nos seus principais pontos fortes e as posições portuguesas nesses indicadores, principalmente no Consenso sobre a direcção política dentro do governo e Gestão das finanças públicas para os próximos 2 anos, em que a diferença de posições, favorável para Espanha, é de 42 e 26 lugares, respectivamente. Assim, o governo espanhol parece reunir um consenso positivo face ao seu desempenho, embora a nível das Finanças Públicas o indicador Dívida externa do governo central, em percentagem do PIB, seja um dos pontos fracos para a economia espanhola.

Um indicador fundamental para a competitividade de qualquer país é a percentagem de população que frequentou o Ensino Superior. Enquanto este é um ponto forte da economia espanhola (9º posto), abrangendo 33% da sua população entre os 25 e os 34 anos, em Portugal apenas 12% da população frequentou o Ensino Superior, pelo que ocupa a 32ª posição.

As principais fraquezas de Espanha situam-se na Política fiscal, designadamente na Taxa de contribuição dos empregadores para a Segurança Social e no Capital colectado e impostos sobre a propriedade. As Leis de desemprego são outro ponto fraco, que revela que os peritos contactados consideram que são as próprias leis que desincentivam a procura de trabalho.

Topo Seta de topo

 

Eficiência de negócio

Neste item, a situação de Portugal revela-se mais frágil em todos os indicadores considerados – Produtividade, Mercado de Trabalho, Mercados Financeiros, Práticas de Gestão e Impacte da Globalização – ficando Portugal 12 lugares abaixo da posição espanhola. Os pontos mais favoráveis para Portugal referem-se aos Mercados Financeiros (ver tabela respectiva), nomeadamente na eficiência dos bancos, como se denota pelas posições alcançadas no número de cartões de crédito emitidos per capita e nos Activos do sector bancário.

De destacar como pontos fortes de Espanha o Valor transaccionado no mercado de capitais, as Empresas nacionais listadas, revelando um bom desempenho do Mercado de capitais, e a Produtividade nos serviços, indicador em que Portugal se encontra 16 posições abaixo (os baixos níveis de produtividade apresentados por Portugal são um aspecto muito gravoso para o desempenho da economia portuguesa, que se traduz na 31ª posição ocupada por Portugal no indicador Produtividade global).

No que concerne aos pontos fracos de Portugal, é possível identificar algumas especificidades. O nosso país atinge os últimos lugares do item em indicadores relacionados com o Mercado de Trabalho, como a Formação de empregados, o Trabalho especializado e a Experiência internacional dos gestores, que reflecte a tradicional debilidade portuguesa de falta de competências adequadas, e relacionados com as Práticas de gestão das empresas nacionais – Empreendedorismo e Capacidade de adaptação. Os dados do inquérito revelam ainda que os peritos se mostram apreensivos sobre as consequências que poderão advir da globalização para o nosso país, enquanto se mostram relativamente confiantes nas consequências para Espanha. Por seu lado, Espanha obtém os seus piores resultados em indicadores bastante mais específicos na área das relações laborais – Disputas industriais e Horas trabalhadas por ano e das Práticas de gestão – Criação de empresas e Empreendedorismo.

 

Infraestrutura

Dos 5 indicadores considerados, Portugal supera Espanha nos itens Infraestrutura Tecnológica e Sistema de Valores, por 2 e 13 posições, respectivamente. No que respeita a Infraestrutura Básica, Infra-estrutura Científica e Saúde e Ambiente, a Espanha consegue melhores posições no item. Assim, no item Infraestrutura, Portugal encontra-se a apenas 4 lugares abaixo do valor espanhol. Os principais pontos fortes na categoria Infraestrutura dos dois países encontram-se dispersos por indicadores tão distintos como a Discriminação (raça, género, ...), Subscritores de telefones móveis, Mudanças nas patentes concedidas aos residentes e Intensidade de energia, para Portugal e Esperança de vida à nascença, Área arável, Mulheres no parlamento, Custos das chamadas internacionais por telefone fixo e Rácio de dependência, para Espanha (ver tabela ao lado). Enquanto no que concerne os pontos fracos se denota uma predominância de debilidades nos indicadores dos itens de Infraestrutura Científica – Interesse da juventude pela ciência e tecnologia, Ensino da ciência nas escolas e de Investigação básica – e Infraestrutura Básica – Total de produção interna de energia e Energia Importada vs. mercadorias exportadas para Portugal, e para Espanha no item de Infraestrutura Tecnológica.

 

Em conclusão

A análise dos resultados obtidos no The World Competitiveness Yearbook de 2002 permite fazer uma breve caracterização dos dois países. O Desempenho Económico é a área onde os países ibéricos estão melhor posicionados, sendo a Eficiência de Negócio uma área a desenvolver nos dois países, pois as empresas portuguesas e espanholas não parecem estar a agir da forma mais adequada para serem competitivas.

A actuação do governo para a criação de um clima de competitividade não parece ser favorável, em Portugal, enquanto em Espanha este é um ponto forte.

Dos países da UE, o nosso país apenas está melhor posicionado que a Grécia, ficando mesmo atrás de alguns dos candidatos à adesão – Estónia (21ª posição), Hungria (28 ª) e República Checa (29ª).

Em conclusão, Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer.

separador

* Rita Lages

Licenciada em Economia pelo ISEG. Investigadora do CIRIUS

* Sérgio Nunes

Licenciado em Economia pelo ISEG. Mestre em Economia e Gestão do Território pelo ISEG. Docente no Instituto Politécnico de Tomar.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Eficiência Governamental, Pontos Fortes e Pontos Fracos

Link em nova janela Eficiência de Negócio, Pontos Fortes e Pontos Fracos

Link em nova janela Infraestrutura, Pontos Fortes e Pontos Fracos

Link em nova janela Eficiência Governamental

Link em nova janela Eficiência de Negócio

Link em nova janela Infraestrutura

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores