Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2004 > Índice de artigos > Conjuntura internacional e nova Europa > Da Convenção Europeia à União de 25 membros > [O alargamento e a economia portuguesa]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O alargamento e a economia portuguesa

Pedro Pinto *

separador

A entrada de dez novos membros para a UE em Maio de 2004, apresenta-se como o maior desafio que Portugal enfrentará, desde o momento da sua adesão à CEE, em 1986. Este impacto deve-se aos custos significativamente inferiores em termos de mão-de-obra praticados nestes países – 4,25 euros em média contra 8,10 euros praticados em Portugal – a par da progressiva diminuição dos fundos estruturais destinados ao nosso país a partir desta data. A resposta de Portugal deveria ser célere, com a aposta na alteração da base da economia centrada nos baixos custos e pouca qualificação da mão-de-obra.

separador

O espraiar da maior crise económica da última década na economia portuguesa acaba por coincidir com o choque e o apressado despertar para o maior desafio desde o início do processo de adesão à UE, já lá vão dezassete anos. Com o alargamento e a entrada de dez países de Leste na Comunidade, a partir de Maio de 2004, a Europa regressa às suas fronteiras históricas e naturais e, indirectamente, impõe a Portugal uma série de riscos e oportunidades, na precisa altura em que a economia atravessa um período crítico: estagnação de crescimento, aumento do desemprego, pessimismo das famílias e investidores, erosão nos fluxos de Investimento Directo Estrangeiro e aumento da tendência para a deslocalização económica.

Em 2002, Portugal cresceu abaixo da média comunitária, e todas as estimativas apontam para um idêntico cenário em 2003. A chegada ao clube europeu destes dez novos membros vai aumentar a já dura competição pelo investimento estrangeiro, seduzido a Leste por uma oferta de mão-de-obra mais barata e qualificada, o que, a par de uma redução no fluxo de fundos estruturais, faz adivinhar como negativo o impacto do alargamento para a economia portuguesa.

 

Velhos riscos, novas oportunidades

Em termos populacionais, a UE vai passar dos actuais 377 milhões de habitantes para 452 milhões. É um mercado que se alarga em mais 75 milhões de consumidores, oriundos de dez países que, no conjunto, representam menos de um décimo do PIB europeu, o que prefigura um enorme espaço de crescimento futuro. Para o poder aproveitar, para retirar benefícios deste novo enquadramento geoeconómico, Portugal apresenta alguns trunfos, cujo valor e dimensão vão depender, em larga escala, da dinâmica seguida pelo seu tecido empresarial. A experiência reunida por Portugal ao longo do processo de integração – apontado como um exemplo de sucesso – cria um ambiente de aliança e solidariedade natural com os novos países aderentes. Além disso, a neutralidade portuguesa face à história da região permite um investimento despido de qualquer óbice associado a recentes passados conflituosos. A própria dimensão e características do empresariado português vão obrigar, na maioria dos casos, à imposição de parcerias locais no aproveitamento dos novos mercados, o que poderá ser transformado numa forte vantagem.

Internacionalização e exportação serão duas palavras-chave no eventual sucesso da economia portuguesa face ao novo quadro competitivo gerado pelo alargamento. Importa relevar as vantagens comparativas e de domínio tecnológico que existam no sector exportador, e afirmar a capacidade competitiva portuguesa nas obras públicas, no sector financeiro e nas privatizações, capítulos decisivos, para os próximos anos, no desenhar da nova geografia económica dos países de Leste. Capacidade empresarial, visão de longo prazo e diplomacia económica – numa aliança estratégica entre Estado e sector privado – vão poder fazer a diferença quanto aos custos do alargamento, até porque os riscos para a economia portuguesa são elevados.

Nos últimos dois anos, os países que agora vão integrar o espaço europeu atingiram taxas de crescimento do PIB claramente superiores aos valores alcançados pela economia portuguesa, cujo andamento titubeante para 2003 e 2004 contrasta, ainda mais, com as cifras quase asiáticas registadas pelas economias bálticas e as metas musculadas das economias da Europa Central, o dobro das da Europa comunitária.

Em média, os países candidatos vão apresentar no próximo ano um crescimento a rondar os 4,5%, voltando a deixar a economia portuguesa a uma enorme distância: crescimento negativo este ano e inferior a 2% no próximo, valores ainda mais modestos quando comparados com Estónia, Letónia ou Lituânia, cujos objectivos de aumento de riqueza se situam na ordem dos 6%. O grande receio é que esta diferença de dinâmica se acentue nos próximos anos, dado que se alteraram os factores que contribuíram para um certo cimentar da competitividade da economia portuguesa: o fraco custo de mão-de-obra é precisamente um dos trunfos apadrinhados pelos novos concorrentes do Leste europeu. Na verdade, em 2000, Portugal foi, dentro dos Quinze, o país com o menor custo de trabalho por hora – 8,10 euros – um valor três vezes e meio inferior ao registado na economia com maiores custos, a Suécia, e menos de metade do que o valor apresentado pela Irlanda.

A seguir a Portugal encontra-se a Grécia, com um custo de hora de trabalho na Indústria e Serviços superior a 10 euros, e a Espanha, perto dos 15 euros. Suécia (28,56), Dinamarca (27,10) e Alemanha (26,54) são os países onde o custo de trabalho apresenta valores mais elevados.

Ora, este foi um posicionamento que durante muitos anos permitiu a Portugal ser um país de destino primordial do Investimento Directo Estrangeiro. País fundador do euro, que misturava baixos custos de trabalho com o terceiro maior crescimento da produtividade – entre 1995 e 2001, a produtividade nacional aumentou o dobro da média comunitária, muito perto dos 3%, logo a seguir à Grécia e Irlanda – o que, a par da estabilidade e presença na União, lhe conferia uma forte capacidade para atrair capitais estrangeiros.

Contudo, esta é uma situação que se vai alterar com a emergência a leste de uma vasta oferta concorrente, onde as discrepâncias face aos custos de mão-de-obra nos países ricos são ainda mais extremadas. Portugal fica apenas a ganhar relativamente a Chipre e Eslovénia – com custos unitários mais elevados – mas perde para todos os outros, onde a média ascende a 4,21 euros, praticamente metade do custo nacional. Por tudo isto, não espanta que Polónia, República Checa e Eslováquia tenham triplicado nos últimos cinco anos os valores de Investimento Directo Estrangeiro e congreguem quase 80 por cento do investimento que, em 2002, se dirigiu aos novos países aderentes. Além disso, não só os fluxos de investimento serão afectados no aproveitar dessa nova geografia europeia, mas será igualmente de esperar o agravar de uma tendência que já se começou a fazer sentir: a forte deslocalização económica, com o encerramento e transferência de produções para mercados mais competitivos, com custos de mão-de-obra e produções mais baratas e, seguramente, com um posicionamento estratégico face ao centro da Europa menos periférico e menos distanciado que Portugal.

Paralelamente, crescem também os riscos de uma maior concorrência no mercado interno e externo aos bens e serviços prestados pelas empresas portuguesas. Sectores de mão-de-obra intensiva e pouco qualificada, cuja sobrevivência nos últimos anos esteve dependente, quase em exclusivo, da apresentação de baixos salários, vão ser os sectores mais atingidos.

Topo Seta de topo

 

Ainda há tempo para um novo rumo?

Sendo verdade que os fundos estruturais não irão ser extintos, também parece ser inevitável que o “bolo” em causa vá agora ser repartido por um maior número de regiões, com um nível de riqueza inferior à nacional, pelo que a economia portuguesa deixará de estar no topo dessas prioridades. A quase totalidade do território dos países de Leste passará a reger-se pelo denominado “objectivo um” da políticaestrutural, que absorve a maioria dos fluxosfinanceiros com o intuito de desenvolver osespaços geográficos mais desfavorecidos ecarenciados. Ao todo, são mais trinta e seteregiões que entram nas contas dos fundosestruturais e vão obrigar a uma descidada média do PIB per capita comunitário,atirando, inclusive, muitas regiõesportuguesas para cima da barreira dos 75%da riqueza europeia, patamar a partir doqual os fundos perdem urgência e peso.

Um quadro que poderá ser atenuado com a negociação de um regime de excepção para a economia nacional a partir de 2007, mas que não esconde a inevitabilidade de uma redução e acrescida concorrência naquilo que foram fluxos decisivos para o desenvolvimento de Portugal e que agora passam a estar nas mãos de economias directamente concorrentes da portuguesa. A verdade é que todos os dados e evidências apontam para que Portugal seja o país que mais vá perder com o alargamento e a entrada no grupo europeu de dez novos Estados membros já a partir de Maio de 2004. Por isso, a economia portuguesa apresenta-se numa clara situação de contra-relógio, numa desesperada urgência de encontrar um novo e dinâmico modelo de desenvolvimento económico, capaz de fazer esquecer o actual, assente em baixos salários e pouca qualificação da mão-de-obra, já posto em causa pelos avanços da globalização, mas sumariamente condenado pelo actual alargamento a Leste.

As fraquezas estão tipificadas: questões laborais, custos de energia, burocracia e fiscalidade são factores estruturantes para poder captar investimento de qualidade, o que, a par de reformas na Justiça, na Educação, na Saúde e na Administração Pública – sucessivamente bloqueadas ao longo dos últimos dezasseis anos pelos vários grupos de interesse – poderão criar condições para um salto qualitativo e competitivo da economia portuguesa, numa afirmação geográfica que tenderá a passar por uma crescente articulação do espaço Europa-África-América Latina, beneficiando a economia portuguesa da ocupação de um espaço estratégico na ligação da UE com o mundo. Se assim não for, se o país não conseguir colocar a seu favor as consequências decorrentes da efectiva periferização imposta pelo alargamento, Portugal deverá enfrentar, quase duas décadas depois da adesão ao espaço europeu – o que lhe permitiu saltar de 53 para 73% da média da riqueza comunitária – um lento e perigoso definhar económico e social, acentuando uma crescente divergência com os níveis de desenvolvimento alcançados pelos países da Zona Euro e a sua respectiva criação de riqueza.

 

Informação Complementar

Expectativas das empresas portuguesas

Pouco mais de um terço das empresas exportadoras portuguesas espera um impacto negativo ou muito negativo do alargamento, de acordo com o inquérito à actividade empresarial efectuado pela Associação Industrial Portuguesa. Uma realidade explicada, em parte, pelo facto de a maioria dos países que, a partir de Maio de 2004, irão aderir ao espaço europeu, já há muito tempo disporem de acordos de associação com os Quinze, o que lhes permite uma apreciável liberdade de circulação nos bens industriais. O inquérito permite aferir que a maioria das 800 empresas inquiridas (54%) estima por neutro o impacto na sua actividade provocada pela mudança das fronteiras europeias a Leste, e mais de um quinto até admite poder vir a beneficiar com a entrada dos novos países da Europa Central e Oriental.

Relativamente ao inquérito anterior, nota-se uma maior sensibilidade das empresas à questão do alargamento, com um maior número de instituições a adivinhar a existência de oportunidades, sobretudo no sector exportador, e de riscos, ao nível da construção, comércio e serviços. Cerca de 39% das empresas inquiridas consideram que o alargamento representa um leque de oportunidades, cifra que sobe para 52% no caso das empresas exportadoras. Uma diferença entre sector interno e externo que se reflecte também em matéria de riscos: 65% das exportadoras avaliam a existência de perigos, valor que desce para 35% no caso das unidades não exportadoras.

É de sublinhar a manutenção de importantes diferenças nas expectativas das empresas consoante a sua actividade, especialmente no caso de incluírem o sector exportador. Nesse contexto, a neutralidade do impacto do alargamento na actividade das empresas exportadoras baixa para 41% (64% nas não exportadoras); e igualmente a avaliação como positivo e negativo é mais nítida no sector exportador: 32% antevêm como negativas as consequências do alargamento, 27% acreditam como positivo o cenário que se irá desenhar depois da adesão de mais dez países ao espaço da UE. Dos resultados do inquérito realizado pela Associação Industrial Portuguesa ressalta ainda não existirem substanciais diferenças entre grandes e pequenas empresas relativamente aos efeitos provocados pelo alargamento, conquanto as pequenas e médias empresas apresentem uma avaliação mais negativa da adesão.

separador

* Pedro Pinto

Licenciado em Relações Internacionais pela UAL. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG. Docente na UAL. Jornalista da TVI.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Impacto do alargamento na actividade das empresas

Link em nova janela Riscos do alargamento na actividade das empresas

Link em nova janela Crescimento ecomómico

Link em nova janela Custos de trabalho/hora

Link em nova janela PIB por habitante UE 25=100

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores