Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2005 > Índice de artigos > Conjuntura internacional > [Segundo mandato de Bush (2004-2008) apoiado no voto popular]  
- JANUS 2005 -

Janus 2005



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Segundo mandato de Bush (2004-2008) apoiado no voto popular

João Maria Mendes *

separador

Diz o mapa de resultados da eleição presidencial americana de 2 de Novembro de 2004: foi a América profunda, rural, não-intelectual, das pequenas cidades e dos estados do Sul e Sudoeste que ofereceu o segundo mandato a George W. Bush por mais de 3.500.000 votos de vantagem (51 contra 48%) sobre John F. Kerry — o que permite a Bush apoiar este segundo mandato no voto popular, que perdeu em 2000 a favor de Al Gore. A progressão do voto conservador foi comparável à de 2000, 1984 e 1972, e também se fez sentir em áreas periurbanas da costa Leste, de Nova Yorque a Filadélfia (periferias ricas de Nova Yorque, Minneapolis e Indianapolis).

O voto republicano rural e do Sul contrabalançou os progressos de Kerry nos grandes centros — como sucedeu em Austin, Texas: o grande polo universitário e científico votou Bush em 2000 mas foi ganho por Kerry em 2004, sem que isso significasse ganhar o estado. Os democratas mantiveram a hegemonia nas zonas de maior crescimento económico e demográfico (Nordeste e Costa Oeste), na América das minorias raciais, reforçaram-se na capital (Washington), em diversas grandes cidades do Norte e Nordeste e cresceram, sem vencer, em certas zonas do interior (Colorado). Mas, à excepção de S. Francisco, integrada numa Califórnia homogénea, grandes cidades do Nordeste democrata, e outras como St. Louis ou Atlanta, estão agora cercadas por territórios rurais republicanos. Contrariando expectativas, os 11% de novos eleitores (num total de mais de 120 milhões) e a excepcional afluência às urnas (a mais alta desde 1968) não beneficiaram, em conjunto, o candidato Kerry.

A subida da votação em Bush ficou a dever-se a quatro questões decisivas, assim ordenadas: a defesa dos “valores morais” (indicada como a mais importante por 22% dos votantes); a “economia e emprego” (20%); a “luta contra o terrorismo” (19%); a “situação no Iraque” (15%). Kerry só ganhou a Bush entre os eleitores que apontavam a “economia e emprego” e “a situação no Iraque” como decisivas nesta eleição. Os eleitores sobretudo preocupados com os “valores” e o “terrorismo” votaram a 76% e 79% contra Kerry. Reveladora, decerto — mas a pedir melhor compreensão — a total rotura entre os que elegiam a “luta contra o terrorismo” e a “situação no Iraque” como preocupações centrais.

Em matéria de “valores”, Bush assumiu-se como campeão conservador. Nunca abrandou a luta contra o aborto, o casamento homossexual e a investigação sobre células estaminadas. Nos Estados do “Bible Belt” — Virgínia-Ocidental, Kentucky e Arcansas, ganhos por Bill Clinton em 1992 e 1996, Bush venceu em 2004 com vantagens respectivamente de 11%, 20% e 9% sobre Kerry. Num gesto para evitar que a nação americana continue “profundamente dividida”, como pareceu durante a campanha, tanto Bush como Kerry insistiram, nas primeiras comunicações após a noite eleitoral, na necessidade de unidade nacional, indispensável a “um país em guerra”. Note-se que nunca, na história dos EUA, um presidente perdeu um segundo mandato a meio de uma guerra.

 

Arafat, Europa, Hillary

O súbito apagamento político de Yasser Arafat, logo após o 2 de Novembro, e o clima de ansiedade em que as facções palestinianas começaram a preparar o futuro sem o líder histórico da causa nacional, deram a Bush o ensejo de recordar que desde 2002 defende a coexistência de dois Estados (Israel e Palestina). Bush prometeu novo empenho na solução do conflito — e a primeira oportunidade de afirmar tal empenho seria a criação de garantias de que as eleições para a presidência da Autoridade Palestiniana, previstas para 60 dias depois da morte ou incapacidade permanente do seu líder, pudessem realizar-se em condições “aceitáveis”.

Na Europa, anteciparam-se a qualquer nova definição do “eixo do mal” por parte presidente reeleito e esboçaram um acordo com Teerão sobre a limitação do programa nuclear iraniano. Na mesma ocasião confirmou-se o desejo de Colin Powell de não continuar no departamento de Estado – depois de um primeiro mandato marcado pela divergência entre si e o departamento de defesa de Rumsfeld. A Europa — sobretudo aquela a que Rumsfeld chamou “velha” – descobre-se a meio de uma “era Bush” e poderá tender, quer a definir-se mais claramente como “não-americana”, quer a garantir as inevitáveis pontes transatlânticas: grandes questões, como o futuro do conflito israelo-palestiniano e a “reconstrução” do Iraque, precisam do envolvimento — embora desigual — da hiperpotência estadunidense e da potência “sem dentes”, a Europa.

No plano interno, e no campo democrata, após a inevitável crise de identidade nascida da derrota de 2004, as atenções viram-se já para 2008 e para Hillary Clinton. Se Kerry tivesse ganho, a sua recondução como candidato a um segundo mandato seria inevitável, inviabilizando a candidatura de Hillary em 2008. Mas reeleito Bush, as hipóteses desta em 2008 crescem, contra um novo candidato republicano, perante um eleitorado eventualmente cansado de republicanos e de guerra, e mais aberto à mudança do que em 2004. Hillary herda uma cultura “centrista” apoiada na esquerda do partido e nas minorias, como o seu marido e ex-presidente.

 

“Presidente de guerra”

Em matéria de política externa, a eleição de 2 de Novembro cedo foi pré-estereotipada como a escolha entre um Bush representando a certeza de que a hegemonia militar permite aos EUA jogarem sozinhos na cena internacional (em sintonia com a receita neoconservadora “sós quando podemos, com outros se indispensável”) e um Kerry cavaleiro da legalidade internacional e da concertação com parceiros e aliados.

 

A escolha era entre “crispação unilateral” e “détente multilateral”

Razões da derrota de Kerry: o seu programanão venceu a guerra dos valores nem a daspreocupações securitárias, além de não terultrapassado a vulgata democrática — maisiniciativa do Estado para maior bem-estar nasaúde, educação, emprego e igualdade deoportunidades, impostos menos favoráveisaos ricos, predisposição multilateral emais atenção às posições dos aliados nasquestões internacionais. Nem “New Deal”,nem aposta inovadora no capital social,nem ideia mobilizadora em política internaou externa: Kerry apresentou-se como umbostoniano clássico, respeitador da diplomaciatradicional, e, no plano interno, comoum moderado prudente, provável cultor damorosidade nas tomadas de decisão.

Tal perfil contrastou fortemente com o de Bush, que fez na Convenção Republicana um discurso rooseveltiano — o de um “presidente de guerra” — não reconhecendo quaisquer erros no seu primeiro mandato e pedindo um segundo fôlego para a mesma visão do mundo e a mesma forma de lidar com ele. E isto apesar do descrédito em que caiu a teoria das “armas de destruição maciça”, da pantanosa situação no Afeganistão (magramente compensada pela realização de eleições em Outubro 2004), da imparável deterioração da situação no Iraque, dos abusos contra os presos de Abu Ghraib e Guantanamo, das críticas à prevenção do terrorismo feitas pela Comissão do 11 de Setembro e das suscitadas pelos “Patriot Acts” I e II. Bush terá dado sinais de que um seu segundo mandato seria “menos ameaçador” porque “estaria afastado o espectro da recondução”, e porque “não desejava nova guerra num cenário internacional”. Mas, sendo o seu programa reincidente, e o de um “decisor convicto”, como não pensar que o Irão e a Síria se manterão, no seu segundo mandato, peças do Grande Médio Oriente em que quererá intervir?

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

DIFERENÇAS SOBRE A GUERRA, O IRAQUE E O MÉDIO ORIENTE

George W. Bush

• Em resposta ao 11 de Setembro de 2001, implementou a doutrina de ataques “preventivos” contra suspeitos de ameaçar a segurança dos EUA, agindo os EUA sozinhos ou com outros.

• Ordenou uma guerra bem sucedida contra as forças taliban no Afeganistão, com forte apoio internacional, a que se sucedeu a tentativa de execução de um programa de reconstrução / estabilização do país, ainda em curso.

• Ordenou a invasão do Iraque de Saddam Hussein, considerando-o uma ameaça contra a segurança nacional e internacional, obtendo para essa decisão menor apoio internacional.

• A vitória militar no Iraque foi rápida. Seguiu-se-lhe resistência insurreccional crescente, que se prolonga.

• Obteve o “sim” do Congresso ao seu pedido de reforço de 87 mil milhões de dólares para prosseguir operações militares no Iraque e Afeganistão. Os militares americanos mortos no Iraque ultrapassaram os mil no fim de Agosto de 2004.

• Não prevê datas para a redução ou o termo do envolvimento militar americano no Iraque.

• Propôs a criação de um Estado Palestiniano como parte de um “road map” para a paz (ainda não adoptado pelas partes interessadas).

• Manteve vivo desacordo com aliados europeus tradicionais sobre a guerra no Iraque. A sua administração passou a distinguir entre “velha” e “nova” Europa.

• Pretende implementar uma redistribuição estratégica das forças militares americanas no mundo nos próximos dez anos.

 

John F. Kerry

• Apoiou a decisão de invadir o Iraque mas passou a criticar as informações (divulgadas pela administração) que a fundamentaram.

• Opôs-se ao reforço de 87 mil milhões de dólares para operações no Iraque e Afeganistão.

• Desejava maior envolvimento militar internacional no Iraque e explicava que a actual coligação é pouco relevante — o esforço de guerra é essencialmente dos EUA.

• Pretendia substituir a maioria das tropas americanas no Iraque por forças de outros países até 2008, oferecendo novos incentivos à participação internacional na reconstrução / estabilização do país.

• Apoiou legislação que oferece fundos e peritagem dos EUA a nações da antiga URSS para tornar arsenais nucleares mais seguros, e pretendia alargar o programa a outros países.

• Opôs-se à retirada dos EUA do tratado sobre o banimento dos testes nucleares (Comprehensive Nuclear Test Ban Treaty).

• Apoiou o alargamento da NATO a países da Europa de Leste.

• Divulgou o resultado de investigações sobre o envolvimento dos EUA na América Latina (“Contras” da Nicarágua).

• Via no “road map” de Bush uma tentativa aceitável de relançar o processo de paz israelo-palestiniano mas salientava que há nele imposições de segurança que têm de ser realizáveis pela Autoridade Palestiniana.

• Pretendia duplicar os efectivos das forças especiais antiterroristas e aumentar em 40.000 soldados o contingente efectivamente disponível.

 

O “MUNDO” QUERIA VOTAR

Desde o fim da II Guerra Mundial, cada eleição presidencial nos EUA tem sido importante para o resto do mundo. Em época unipolar e pós 11 de Setembro, esse sentimento acentua-se. Mas a eleição presidencial nos EUA é também vivida, decepcionantemente, como algo em que o resto do mundo não consegue intervir. Por vezes, sobretudo na Europa, cresce, em momento de presidenciais americanas, a indizível suspeita de que, dada a importância do que está em jogo, parte do eleitorado dos EUA “não está à altura” de eleger o seu presidente: seria preferível que não o fizesse sozinho. Este mal-estar, que toma desejos por realidades, foi desta vez expresso, em primeira mão, por Timothy Garton Ash no “The Guardian”, a seguir à Convenção Republicana: “Sim, não temos voto. Se gritamos alto de mais por Kerry, talvez isso ajude o seu adversário. Mas (...) nesta eleição, ao contrário do que é hábito em eleições americanas, são tão importantes acontecimentos e reacções fora da América, como qualquer tema interno”. Haverá melhor sintoma da nova situação imperial em que muitos europeus se descobrem face aos EUA? Em Outubro de 2004, uma sondagem “universal” dava uma maioria de 75% a John Kerry.

 

O IRAQUE NA CAMPANHA

No início de Setembro de 2004, o número de soldados americanos mortos no Iraque ultrapassou os mil — dezasseis meses depois de Bush ter anunciado o“ fim das principais operações militares” no país. Kerry afirmou então que a invasão do Iraque foi “a guerra errada no lugar errado e na altura errada”, e passou a defender o regresso a casa, “até ao final do seu primeiro mandato”, das tropas americanas envolvidas. Kerry salientava que o esforço de guerra estava a ser pago a 90% pelos contribuintes americanos (200 mil milhões de dólares até ao fim de Agosto) e que 90% das vítimas de combates, na coligação, eram americanos. Bush respondia que a decisão de ir para a guerra “foi acertada na altura e mantém-se acertada”, e que “seria um erro fixar prazos para a retirada americana, porque as forças terroristas usariam essas datas estrategicamente a seu favor”. Não se afastou, assim, do que sempre defendeu nesta matéria: “Os militares regressarão quando o trabalho estiver terminado” — frase muito repetida, e que não explica que objectivos permitiriam dar o “trabalho” por concluído. Kerry insistia também em que Bush obteve a autorização para fazer a guerra com base em informações falsas sobre a ameaça representada pelo Iraque (nas quais, aparentemente, ele próprio também acreditou, o que terá justificado o seu “sim” inicial). Mas acusava sobretudo Bush de ter prosseguido, quando se tornou notória a falsidade dessas informações, o esforço de guerra, “de tal forma que alienou aliados e relançou a insurreição [iraquiana]”.

separador

* João Maria Mendes

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Escola Superior de Cinema e Teatro e na UAL. Subdirector do Observatório de Relações Exteriores da UAL. Responsável pelo projecto Janus Online.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Os votos de 2 de Novembro 2004

Link em nova janela Resultados finais das eleições americanas

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
 

Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores