Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2005 > Índice de artigos > Internacionalização da economia portuguesa > [O processo de internacionalização do Grupo PT]  
- JANUS 2005 -

Janus 2005



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O processo de internacionalização do Grupo PT

Carlos Vasconcelos *

separador

O Grupo Portugal Telecom é hoje um grupo subglobal, com vinte e oito empresas fora de Portugal, presente em quinze países nos quatro continentes. A sua internacionalização deu-se na última década, em que passou de uma empresa pública, praticamente centrada num único produto (voz), para o maior grupo empresarial privado português, com cerca de 5,8 mil milhões de euros de receitas e 33,5 milhões de clientes de serviços de voz, dados, Internet e multimédia.

O processo de internacionalização

A sucessiva internacionalização do grupo deu-se em torno da língua portuguesa, complementada por outras aquisições, ou início de negócios em regiões limítrofes ou pontualmente atractivos para o negócio de telecomunicações. Hoje o grupo tem operações nos seguintes países, para além de Portugal: Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné, Timor-Leste, Macau, França, Suíça, Hungria, Marrocos, Quénia, Botswana e Uganda. Em Dezembro de 2003 o negócio internacional do Grupo PT já representava 26% das receitas totais, 67% do número de clientes e 42% do total dos recursos humanos. O Brasil concentra a maior fatia dos negócios internacionais (cerca de 85%), sendo o negócio móvel (a VIVO – uma joint-venture detida a 50% pela Portugal Telecom e pela Telefónica de Espanha) o maior investimento.

 

Os desafios

Os grandes desafios da internacionalização passam por uma exigente gestão dos activos além fronteiras e por uma permanente adaptação a culturas sociais, políticas e económicas substancialmente diversas das conhecidas em Portugal. A gestão dos expatriados e das suas carreiras tornam-se de primordial importância, já que o Grupo PT tem apostado num número restrito de quadros de alto valor que procuram transpor para novas realidades as melhores práticas e valores do Grupo PT, naturalmente respeitando as culturas locais. Um desafio permanente é, naturalmente, a busca de novas oportunidades de crescimento que simultaneamente satisfaçam os exigentes parâmetros de performance do grupo e que tenham um encaixe estratégico no modelo de desenvolvimento definido. A ambição do Grupo PT é maior que as fronteiras e a sua internacionalização tem sido uma forma de dar resposta capaz aos permanentes desafios de rentabilidade e crescimento que se colocam a um grupo líder no seu mercado original e que está virado para o futuro.

 

Informação Complementar

MODELO DE CRESCIMENTO INTERNACIONAL

A construção de um racional estratégico de crescimento força um encadeamento de questões críticas, capazes de equacionar as decisões mais importantes na formulação de um posicionamento de longo prazo. Perante a diversidade de alternativas de actuação que se colocam actualmente a qualquer empresa com ambições de globalidade, torna-se fundamental estruturar um exercício que, começando por validar a própria missão do grupo, seja conduzido, com consistência, até ao delineamento de opções concretas de desenvolvimento de negócio. Este é, sem dúvida, o principal desafio de uma reflexão estratégica, a qual deve conduzir a um processo de afunilamento progressivo de opções, na procura de enfoque que confira tangibilidade aos resultados obtidos. Foram considerados, ao longo desse processo de afunilamento, quatro estágios principais de decisão, partindo de um âmbito mais geral (e teórico) para um contexto concreto de alternativas:

• Crescer, Refinar ou Desinvestir?
• Como Crescer, Refinar ou Desinvestir?
• Como operacionalizar essa forma de Crescimento, Refinação ou Desinvestimento?
• Que oportunidades concretas existem para essa operacionalização?

Com o objectivo de produzir recomendações de cariz estratégico, as análises desenvolvidas procuraram demonstrar um racional de lógica para cada juízo decisional produzido. Com esse propósito o modelo adoptado definiu um objectivo para cada estágio de decisão acima enunciado, fiel ao princípio de demonstração lógica. Surgiram, desta forma, os alicerces do modelo de crescimento internacional:

• Lógica de Crescimento;
• Via de Crescimento;
• Lógica de Posicionamento;
• Opções concretas.

Na definição da Lógica de Crescimento, comparam-se formas alternativas de desenvolvimento do portfolio internacional do grupo. Nesta óptica, equacionam-se os cenários de desinvestimento ou alienação, de refinação operacional e de expansão dos activos internacionais. Também neste primeiro estágio se ajuízam diferentes graus de intervenção na gestão dos negócios. Este exercício procura responder a três questões fundamentais, dadas as preocupações do grupo, atrás identificadas:

• Que lógica traz escala justificável?
• Que lógica favorece a experiência da PT?
• Que lógica faz mais sentido no sector?

Na abordagem da Via de Crescimento, avaliam-se as formas alternativas de materialização das orientações de crescimento. Concretamente, a análise compara as opções:

• Aquisição versus Crescimento Orgânico, num cenário de Expansão;
• Liquidação versus Alienação, num cenário de Desinvestimento;
• Qualquer uma das quatro acima, num cenário de Refinação de operações.

Na análise da Lógica de Posicionamento, endereçam-se o modelo de negócio e a abrangência regional que a gestão do portfolio internacional deve ter por referência. O modelo de negócio parte da plataforma tecnológica e do leque de serviços que sobre esta podem ser comercializados. Finalmente, na análise de opções concretas, identificam-se, para o modelo de negócio definido e para as regiões analisadas, oportunidades de crescimento específicas, bem como cenários possíveis de parcerias, motivados pela partilha de risco (ex. perante investimentos avultados em mercados emergentes), obtenção de sinergias (ex. formação de uma operação de escala com ganhos de eficiência inerentes) ou mesmo contributos recíprocos de presença regional (ex. PT cria oportunidade para a entrada de um parceiro nos seus mercados naturais, entrando, em troca, nos mercados naturais do parceiro). O desfecho deste exercício de reflexão estratégica deverá ter como resultado uma lista de opções concretas de crescimento, que deverão ser alvo de rigorosa avaliação económico-financeira, uma vez obtido o consenso em torno do seu sentido estratégico para o grupo.

Topo Seta de topo

 

POTENCIAL DE CRESCIMENTO INTERNACIONAL NO SECTOR MÓVEL

As perspectivas de abrandamento do crescimento no mercado doméstico, que também afectam outros países da Europa Ocidental, levam a que sejam procuradas novas oportunidades de crescimento que satisfaçam os exigentes parâmetros de performance do grupo. O mercado mundial de telecomunicações tem crescido fundamentalmente através do móvel, prevendo-se que o móvel continue a crescer a taxas superiores ao fixo. A indústria de telefonia móvel continua, assim, a reunir, o maior potencial de crescimento, alicerçado na preponderância da voz enquanto fonte principal de receita e motor de utilização de serviços de telecomunicações. O incremento líquido total mundial de assinantes de telefonia móvel no período 2003-2010 deverá ultrapassar os 800 milhões.

A análise detalhada da forma como estes valores se distribuem pelas principais regiões revela-nos que Ásia e Pacífico aparece destacada, representando mais de metade (57%) desse incremento. A China é o grande responsável por esta elevada quota do crescimento mundial já que se prevê que contribua com quase 300 milhões de novos assinantes líquidos neste período. África, uma região de grande interesse para Portugal e para a Portugal Telecom, embora com valores absolutos mais modestos e apesar das condições materiais difíceis em que vive uma grande fatia da população, apresenta crescimentos muito significativos: 164% de aumento de parque em 2003 e um incremento de quase 100 milhões de novos clientes.

separador

* Carlos Vasconcelos

Licenciado em Gestão. Actualmente é Administrador Executivo da Portugal Telecom SGPS, SA, bem como Presidente da Comissão Executiva da Portugal Telecom Investimentos Internacionais, SA, entre outros no Grupo PT, onde ingressou em 2000. Anteriormente foi membro do Board Mundial da Dun & Bradstreet Corporation.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Modelo de crescimento internacional

Link em nova janela Caracterização do portfolio internacional

Link em nova janela Potencial de crescimento internacional no sector móvel

Link em nova janela Evolução dos principais indicadores do grupo PT - 1995-2003

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
 

Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores