Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2005 > Índice de artigos > Internacionalização da economia portuguesa > [O IDE em Portugal e as exportações portuguesas]  
- JANUS 2005 -

Janus 2005



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O IDE em Portugal e as exportações portuguesas

Conceição Moreno *

separador

De forma principal na segunda metade da década de 90 assistiu-se a uma forte dinâmica dos fluxos de comércio internacional, traduzido num crescimento significativo dos fluxos de IDE a nível mundial (31% ao ano entre 1995 e 2000) face à evolução do comércio internacional (8,3%) e do PIB (3,1%). A União Europeia, fruto do processo de aprofundamento da União Económica e Monetária, apresenta-se como o espaço regional mais dinâmico. A capacidade de Portugal em atrair investimento estrangeiro era, em 2000, sensivelmente igual ao seu peso relativo no produto e nas exportações mundiais (1,31 e 1,01, respectivamente), observando uma dinâmica de atracção inferior à média da UE15 (1). Por outro lado, cerca de 3/4 dos fluxos de investimento estrangeiro têm por origem a UE15, tal como acontece relativamente aos fluxos comerciais. Embora positiva a evolução na última década do stock de investimento estrangeiro no PIB (26% em 2000), esta foi inferior à verificada em países como a Irlanda e a Holanda (58% e 64%, respectivamente), mas semelhante à da Espanha e Alemanha.

Portugal, país classicamente importador líquido de investimento estrangeiro, passa a partir de 1998 a assumir-se como um exportador líquido de investimento. Tal situação espelha claramente a forte dinâmica de internacionalização que a economia portuguesa desenvolveu, em especial para o Brasil e Espanha, não sendo, contudo de ignorar o decréscimo sucessivo dos fluxos de IDE desde 1991, após um grande impulso decorrente da adesão de Portugal à União Europeia. Igualmente, e em consequência das dificuldades económicas internacionais e, desde 2002 mais visivelmente em Portugal, vem-se assistindo a um agravamento da Balança de Bens e Serviços, o que traduz perda competitiva dos sectores nacionais mais expostos à concorrência internacional. Em 2003 o saldo dos fluxos de investimento internacional representava -0,6% do PIB e -2,6% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), espelhando uma diminuição significativa dos fluxos de investimento internacional em 2002 e 2003.

 

Alguns traços dos fluxos de investimento

Entre 1996 e 2003 foram investidos em Portugal 24,1 milhões de euros (líquido dos desinvestimentos), dos quais 69,7% entre 2000 e 2003. O IDE líquido representava em 2003, 2,9% da FBCF (19,7% em 2001) e 0,7% do PIB (5,4% em 2001), correspondendo a valores relativos inferiores aos verificados em 1996, indiciando a forte retracção dos fluxos de investimento internacional nos anos mais recentes, decorrentes de uma conjuntura económica negativa. No final de 2002, o valor do stock de IDE em Portugal ascendia a 41,9 milhões de euros, cerca do triplo do valor registado em 1996. Após um valor máximo em 2000, a recepção de capital estrangeiro tem vindo a decrescer, reflectindo o comportamento dos fluxos de IDE a nível mundial, que espelha a deterioração da actividade económica.

A origem do investimento estrangeiro em Portugal concentra-se quase exclusivamente nos países da UE (2), sendo de realçar o Reino Unido (18,1% em 2003), a França (15,8%) e a Espanha (8,4%). Ainda assim, é notório, nos anos mais recentes, algum dinamismo dos investidores extra-União Europeia, dos quais se destaca o Brasil, a Polónia e os PALOP. Em termos de stock de investimento estrangeiro em Portugal, os países que detinham em 2002 mais activos externos em Portugal eram a Espanha, Reino Unido, Holanda e Alemanha. A intervenção no capital das empresas é a modalidade privilegiada de intervenção (33% dos fluxos líquidos de IDE em 2002), conjuntamente com os créditos, empréstimos e suprimentos de longo prazo (36,5%). A taxa de rendibilidade média dos investimentos directos em Portugal tem vindo a observar um comportamento positivo, ainda assim a um ritmo e a uma taxa inferior à média da União Europeia (6,7% e 8,5% em 2001; 6,2% e 6,4% em 1996, respectivamente em Portugal e na União Europeia).

 

Sectores de investimento internacional em Portugal

Um aspecto central na análise da evolução do IDE em Portugal reporta ao sector de actividade do investimento. Também aquise verificam alterações recentes no padrãoclássico de especialização do IDE. Talcomo se verifica para os restantes países daUnião Europeia, constata-se uma crescenteterciarização dos fluxos de investimentoestrangeiro.Os sectores da Construção, dos Transportese Comunicações, da Agricultura, Silviculturae Pescas e das Outras Actividades, conseguiramevidenciar um comportamento positivomais recente não obstante a tendênciageneralizada de retracção dos fluxos deinvestimento e de aumento do desinvestimento. A Indústria Transformadora e os Serviços (em 2003) são um exemplo ao registarem em 2002 e 2003, saldos negativos de investimento. No sector do Comércio é de assinalar o forte impulso verificado em 2000 e 2001, e que representa um forte investimento na expansão de grande superfícies e centros comerciais, o qual se veio a quedar em 2002 por montantes líquidos equivalentes a 1998/ 1999.

Topo Seta de topo

No que diz respeito especificamente às entradas de fluxos de IDE na indústria transformadora, em termos brutos, destacam-se os ramos da “fabricação de equipamento e de aparelhos de rádio, de televisão e de comunicação” (12,2% do IDE do sector), “fabricação de veículos automóveis, reboques e semi-reboques” (11,4%) e a “fabricação de pasta, de papel e cartão e seus artigos” (9,9%). Tendo presente o desinvestimento, constata-se que face à situação verificada em meados da década de 90, observa-se uma reorientação dos fluxos líquidos de IDE para os ramos que incorporam uma maior componente tecnológica e propiciam economias de escala, onde se destaca o cluster automóvel.

Quanto à origem do investimento neste sector, reforçou-se a importância dos fluxos de IDE oriundos da UE15, destacando-se a Alemanha, Bélgica e França. É ainda de notar que em sete principais ramos industriais, 60% dos fluxos de IDE têm por origem um único país (3). Ainda que represente uma pequena parcela do IDE (cerca de 2% no período 1996-2001), o investimento contratualizado permite, a uma dimensão micro, identificar quer a capacidade quer a estratégia de atracção de IDE. Normalmente estes grandes projectos passam por um extenso período de negociação e envolvem a concessão de incentivos fiscais e/ou o apoio financeiro decorrente de Fundos Nacionais e Comunitários. Entre 1996 e 2001 foram assinados 26 contratos, dos quais 13 em 2001. O objectivo centrou-se essencialmente na expansão e modernização da capacidade instalada, sendo esperada a criação de 9.233 novos postos de trabalho e a manutenção de 2.937 já existentes. Estes investimentos inserem-se de forma muito significativa no cluster automóvel, constituindo uma clara aposta estratégica de Portugal neste segmento competitivo. Mais de 75% do valor do investimento contratualizado tem por origem a Alemanha, os EUA e a França, e concentra-se em três sectores:

• Fabricação de equipamento e de aparelhos de rádio, televisão e comunicação;

• Fabricação de veículos automóveis, reboques e semi-reboques;

• Fabricação de pasta, de papel e de cartão e seus artigos.

Em 2003 foram assinados quatro contratos, dos quais um novo projecto da Autoeuropa envolvendo um investimento de 584,9 milhões de euros. Um dos projectos é na área de componentes electrónicos (Vila do Conde) e os restantes três na fileira automóvel (Setúbal). Os projectos envolvem na sua globalidade um investimento de 866,5 milhões de euros, correspondendo à manutenção de 4.122 postos de trabalho e à criação de 880 novos postos de trabalho.

 

Informação Complementar

RAMOS DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA COM MAIORES FLUXOS LÍQUIDOS DE IDE

1996

Outras indústrias transformadoras
Fab. de produtos químicos
Fab. de máquinas e equipamentos de escritório, n.e.
Fab. de têxteis, vestuário e calçado
Ind. alimentares, das bebidas e do tabaco

2001

Fab. de veículos automóveis, reboques e semi-reboques
Fab. de pasta, de papel e cartão e seus artigos
Ind. alimentares, das bebidas e do tabaco
Fab. de equipamento e aparelhos de rádio, de televisão e comunicação
Fab. de artigos de borracha e de matérias plásticas
Fonte: DPP, Novembro 2003.

separador

1 2,23 e 1,48, respectivamente, na UE.
2 Note-se que em 2003 o saldo foi negativo, tendo-se assistido a um maior volume de desinvestimento.
3 Ex. “fabricação de outro material de transporte” (74,5%, Alemanha), “fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas” (89%, França).

separador

* Conceição Moreno

Economista. Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia. Assessora de Coordenação no Gabinete de Gestão do PRIME, Área de Coordenação, Planeamento e Avaliação (Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho.)

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Evolução dos fluxos IDE em Portugal por sector de actividade - 2000-2003

Link em nova janela Projectos de investimento contratualizado com o Governo português em 2001

Link em nova janela Principais investidores em Portugal - investimento bruto

Link em nova janela Saldo dos fluxos de investimento internacional

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
 

Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores