Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2007> Índice de artigos > Religiões e política mundial > Violência e pacifismo > [ Violência em Novos Movimentos Religiosos (NMRs) ]  
- JANUS 2007 -



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

Violência em Novos Movimentos Religiosos (NMRs)

José Anes *

separador

Vimos, noutros textos, as raízes da violência no sagrado e no religioso, desde o sagrado “primitivo” até às grande religiões (ou religiões históricas). Importa agora abordar as manifestações violentas em “seitas” ou “cultos”, sendo preferível, porque mais neutra, a designação de Novos Movimentos Religiosos (NMR) (1) que é adoptada por grande parte dos cientistas sociais contemporâneos – embora nem todos eles sejam “movimentos”, pois há fenómenos de espiritualidade difusa assentes não em membros, mas em “clientes” (2) (de livros, de filmes, de seminários, etc.). De facto, a designação “seitas” ou “cultos” é pejorativa de tal modo que a imprensa quando, recentemente, se refere a actos de violência religiosa, por exemplo no Iraque de hoje, utiliza a denominação de “violência sectária”, como que insinuando que as religiões não podem ser fonte de violência, mas sim as “seitas” religiosas, essas sim perigosas, o que no caso do Iraque nem sequer é verdade pois estamos perante conflitos entre membros dos dois ramos de uma religião, ou “denominações”, na terminologia de Weber-Troeltsh (e não “seitas”), os sunitas e os xiitas, e o ocupante e também perante conflitos entre esses ramos religiosos. Mas no caso deste exemplo iraquiano contemporâneo, temos ainda – a somar aos conflitos anteriores, o que nunca devia ter acontecido, nem deixado acontecer – a presença de uma expressão tremendamente radical do “islamismo” jihadista salafista global, que é a Al-Qaeda, até há pouco tempo comandada no Iraque por Al-Zarkhawi, o qual afirmava que os xiitas (considerados pela organizaçâo de Bin Laden e Al-Zawahiri como “heréticos”) eram iguais ou piores que os norte-americanos. Ora, se é verdade que nunca se poderão considerar o Sunismo e o Xiismo como “seitas”, a verdade é que a Al-Qaeda poderá aparecer, erradamente, aos olhos do público como uma “seita” religiosa, se bem que com uma grande dimensão político-militar.

 

A secularização da sociedade

Mas, antes de vermos as modalidades da violência neste movimentos e suas causas, é preciso saber porque é que, particularmente a partir dos anos 70 do século passado, surgem as “novas religiões” (NMR, “seitas” ou “cultos”) – embora muita dessa “novidade” religiosa não seja assim tão “nova” (3). A “secularização” da sociedade moderna ocidental – que fez retirar a religião da “praça pública” – e a falência das “grandes narrativas” ideológicas e dos seus sistemas políticos, a crise da sociedade e a crise de valores, tudo isso abriu um vazio de sentido no Homem contemporâneo, outrora preenchido por religiões ou por ideologias políticas e filosóficas seculares. Já vimos anteriormente as razões que levam ao aparecimento dos fundamentalismos. Essas razões são muito semelhantes às que provocaram o aparecimento dos NMR. De facto, a inquestionável “secularização” que se verificou na sociedade não provocou um desaparecimento da religião no seu todo, antes a fez tomar novas e inesperadas formas, nem todas elas “religiosas” mas muitas “espirituais”. As novas religiosidades e espiritualidades são fruto, em grande parte, da contracultura dos anos 60 e das suas experiências individuais e comunais; os NMR, como escreve Lorne L. Dawson, “ forneceram enclaves para inovações e experiências sociais, algumas das quais transbordaram para a cultura envolvente (...) experimentações de estilos de vida (que) alteraram o autoconhecimento e os valores das gerações actuais e futuras ” (4). No entanto, é preciso reconhecer que nem todos os NMR são inovadores nestes campos, pois no seio da sua grande diversidade, há uns mais orientados no sentido tradicional (quer no tipo de vida comunitária, quer na aceitação de compromissos exclusivos) e outros mais orientados no sentido da modernidade (não comunitários, individualistas e abertos a compromissos plurais, ou a nenhum compromisso).

Quias serão as causas da aparição dos NMR, apenas socioeconómicas, psicológicas, ou outras? Para Lorne L. Dawson “ os NMR nascem de um desejo de satisfação de certas necessidades “espirituais” da humanidade, as quais têm uma realidade e uma importância independentemente das outras necessidades sociais e psicológicas ” (5). Não deixa de ser interessante ver um sociólogo salientar a importância da “superestrutura” em movimentos como os NMR, os quais são também movimentos sociais.

 

Milenarismos e apocaliptismos

Por volta da mudança de século (e de milénio) ouviu-se muito falar de “seitas apocalípticas” e “seitas milenaristas”, no contexto da violência em NMR (6). E embora estas denominações tenham a sua raiz nos textos cristãos, elas aparecem explicitamente ou implicitamente mesmo em NMR estranhos à pura tradição cristã, como por exemplo em “seitas” New Age, orientais ou orientalizantes e sincréticas – sendo exemplo disso o caso do NMR japonês Aum Shinri-kyo (Verdade Suprema).

É claro que o “milénio” – período de mil anos (simbólicos) de reinado de Deus sobre a terra, o qual trará a Paz e a Justiça entre a Humanidade – desencadeia nos crentes uma expectativa que oscila entre a imanência e a iminência , podendo resvalar, com alguma facilidade, da primeira para a segunda destas sensibilidades, da tranquila esperança de que o reino de Deus já existe em potência sobre a terra, para a impaciente e efervescente intranquilidade de quem espera a todo o momento a actualização desse reino de Deus, segundo as suas concepções (7).

É ainda de referir, (página 165) a “teoria da dissonância cognitiva”, segundo a qual a diferença e o conflito entre as expectativas religiosas e a sua experiência neste mundo são fonte de desilusão, de stress e de “dissonância cognitiva” entre a comunidade religiosa e a sociedade envolvente, havendo, para resolver esta tensão, as três saídas já referidas anteriormente, uma das quais é o envolvimento numa militância transformadora, como guerreiros escolhidos por Deus, para mudar a realidade – quase sempre de um modo violento – de forma a realizar as suas expectativas, que, de outro modo, pareciam nunca mais se poder realizar (é este o caso de algumas “guerras santas”).

Mas é ainda de referir, no que diz respeito ao milénio, a existência de dois tipos de milenarismo: um, optimista, o pós-milenarismo , que considera a evolução espiritual gradual da Humanidade como propiciando o aparecimento do milénio e outro, o pré-milenarismo , pessimista, para o qual o milénio só chegará depois de uma destruição “apocalíptica”, que no fundo é uma “purificação” deste mundo, afim de que ele possa finalmente receber o reino de Deus (8). Nas versões tradicionalistas e fundamentalistas cristãs do pré-milenarismo, a seguir a um conjunto de destruições “apocalípticas” (às quais só escaparão os crentes) (9), chegará o reino do Anti-Cristo, ao qual se seguirá a Grande Atribulação que terminará com a batalha do Armagedão, finda a qual Cristo retornará à terra e o milénio comecará.

A violência “apocalíptica” e “milenarista” não é apenas característica dos NMR (“seitas” ou “cultos”). Ela esteve (ao longo dos tempos) e está presente na doutrina das grandes religiões ou religiões históricas, embora estas tendam a minimizar estes temas depois de estarem implantadas numa sociedade, devido à instabilidade e perturbação que estas expectativas poderiam trazer à vida social da comunidade. Mas, de facto, ela está presente também nas chamadas “seitas” e “cultos”, onde, face à posição de marginalidade e de contestação religiosa e social que algumas delas apresentam, é natural que, sobretudo nas chamadas “seitas” que “rejeitam o mundo” (cf. Roy Wallis, Elementay forms of new religious life , 1985) se verifique uma maior tendência ao conflito e à violência. Essa oposição ao mundo radica-se, de algum modo, numa perspectiva “gnosticista” do mundo, isto é, o mundo é mau e lugar de condenação, sendo como que uma prisão para os crentes, pelo que só há duas saídas: ou uma fuga do mundo (por exemplo o suicídio, casos do Templo do Povo na Guiana, ou da Ordem do Templo Solar, na Suíça, em França ou no Canadá) ou a destruição do mundo (por meio do terrorismo, por exemplo, como foi o caso da Verdade Suprema japonesa) – uma terceira saída para esta situação, que os gnósticos, chamados de “licenciosos” pelos Padres da Igreja, escolhiam era a da orgia, do mergulhar até ao fundo do mundo para escapar dele (o que acontece com algumas “seitas” tântricas orientais ou mágico-alquímicas ocidentais, na linha “telemita” de um A Crowley).

Topo Seta de topo

Violência apocalíptica

Poder-se-ia pensar que tudo radica na retórica inflamada deste grupos e na sua rejeição deste mundo. No entanto, como sustenta Charles Selengut, “a lguns grupos com uma retórica violenta radical nunca aparecem envolvidos em violência ou terrorismo, enquanto outros grupos com uma teologia passiva acabam envolvidos em confrontações violentas e, em alguns casos, em suicídios em massa” (10). Para este sociólogo (11), há três factores que podem desencadear a violência em grupos apocalípticos:

1 – A resposta das agências policiais e judiciárias – os chamados “factores exógenos” – face a comportamentos “anti-sociais” (familiares, sexuais, legais, etc.) do grupo ou movimento. Enquanto uma certa pressão exterior pode até cimentar o espírito de grupo, pode chegar-se no entanto a um nível em que o grupo se sente ameaçado na sua própria existência, o que o pode levar à violência contra os agentes governamentais, violência essa que é sempre justificada pelo grupo como sendo defensiva face ao ataque de que estão sendo vítimas da parte de elementos maléficos que querem destruir os “bons” e os “justos”, os escolhidos por Deus.

2 – Os grupos apocalípticos são, em termos sociológicos, organizações sociais precárias sob o controle de líderes carismáticos e profetas, os quais são obedecidos pois os crentes pensam que eles têm poderes particulares e são os representantes de Deus na terra. Ora esses líderes carismáticos decidem, por vezes, passar à acção violenta, em função de revelações recebidas ou de decisões pessoais.

3 – Há um evidente afastamento do mundo que estes grupos rejeitam e desprezam, afastamento esse que pode atingir níveis de ruptura em que os seus membros se crêem “noutro mundo” com convenções, comportamentos e leis distintas e mesmo contrárias – daí falar-se em “antinomia” – às que vigoram “neste mundo”. Os membros já não se sentem restringidos nem obrigados pelas normas vigentes na sociedade, pelo que, por exemplo, a violência em geral, o assassinato e o suicídio, a destruição e o terrorismo são, aos seus olhos, legítimos, particularmente num quadro apocalíptico que, se tarda a chegar, convém acelerar. Para estes grupos a violência é, como afirma Selengut, uma forma de transformar e redimir a condição humana (12).

Como já referimos, a violência apocalíptica não é exclusiva de “seitas” e “cultos”. Ela está presente também em correntes existentes nas grandes religiões, na realidade “franjas” dessas religiões históricas, que não são nem “seitas”, nem “denominações”. É o caso do cristianismo ultraconservador dos evangélicos fundamentalistas norte-americanos (muito haveria a dizer, se houvesse tempo e espaço, sobre as implicações políticas de um movimento como a Identidade Cristã), cristianismo que apresenta, como caso de violência directa, o conjunto de atentados bombistas contra clínicas de aborto nos quais morreram médicos, enfermeiros e clientes – ver Mark Juergensmeyer, Terror in the Mind of God (13), o capítulo Soldiers for Christ. É ainda o caso de movimentos fundamentalistas judaicos, messiânicos e apocalípticos, como é o dos Fiéis do Monte do Templo, em relação aos quais, o Shin Bet e a Polícia Nacional de Israel tem tido uma atenção particular, tendo já desarticulado e neutralizado alguns atentados bombistas que estavam em preparação contra a Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém – vejam-se outros casos de violência religiosa judaica no capítulo Zion betrayed do citado livro de Mark Juergensmeyer. E é ainda o caso, no contexto do islamismo radical (14), dos terroristas do 11 de Setembro, particularmente o ataque “apocalíptico” às Torres Gémeas – antecedido pelo atentado de 1993 às mesmas Torres, que poderia ter tido efeitos ainda mais mortíferos.

Vejamos, então, os exemplos mais importantes das manifestações de violência religiosa em “seitas”, socorrendo-nos sobretudo do livro de Catherine Wessinger, How the Millenium comes violently – from Jonestown to Heaven's Gate (15), mas tendo em conta outras obras de outros autores importantes neste domínio, como por exemplo a obra coordenada por David Bromley e J. Gordon Melton (16):

“Peoples Temple (Templo do Povo)” – Jonestown, Guiana, 1978 .

Encabeçando um movimento religioso protestante, nascido nos EUA, o reverendo Jim Jones estabelece na Guiana a sua comunidade que combina milenarismo apocalíptico com socialismo – para eles Jesus é a “revolução socialista”. Decorrente de uma pressão mediática e policial norte-americana muito forte contra o movimento, o drama precipita-se quando cerca de 900 membros do Templo do Povo cometeram um “suicídio revolucionário”.

“Branch Davidians (Ramo dos Dravidianos)” – Wacco, Texas, 1993 .

Liderada por David Koresh, esta comunidade milenarista, messiânica e apocalíptica (com raiz remota nos Adventistas do 7.º Dia), tinha acumulado armas, combustível e alimentos, por razões de sobrevivência face a um eventual ataque externo, o que levou o FBI e o ATF a intervir. Perante os diversos ultimatos policiais para a rendição, David Koresh respondia com citações bíblicas. Este “diálogo de surdos” teve um desfecho dramático, com a morte de cerca de 90 pessoas, entre crianças e adultos, quatro dos quais agentes do FBI e do ATF.

“Aum Shinrikyo (Verdade Suprema)” – Tóquio, Japão, 1995 .

Esta “seita” hindu-budista, apresentando mais tarde uma deriva cristã apocalíptica, foi fundada em 1987 por Shoko Asahara. Depois de uma tentativa falhada de tomar o poder por via eleitoral – o que desesperou o grupo na sua tentativa de mudar radicalmente o Japão –, a Verdade Suprema desencadeou uma série de atentados (mais de 20) contra membros dissidentes e suas famílias e ainda contra polícias e juízes, tendo ao longo dos anos acumulado um conjunto de armas de destruição massiva (gás sarin, gás VX, etc.) que conduziram ao célebre atentado terrorista no metropolitano do Tóquio que teve como consequências “apenas” a morte de 12 pessoas e intoxicações e ferimentos em milhares;

“L'Ordre du Temple Solaire (Ordem do Templo Solar)” – Canadá, Suíça, França, 1994, 1995 e 1997 .

Nascida num contexto neotemplarista e rosacruciano francês, cruzado com terapias alternativas New Age, o grupo liderado por Joe Di Mambro e Luc Jouret apresentou uma primeira fase inócua. No entanto, após um cerco jurídico e policial, motivado por alegações de tráfico da armas e de divisas, o grupo começou a apresentar um discurso cada vez mais radical de desprezo “gnóstico” por este mundo “que não os merecia”, pelo que eles tinham de preparar um “trânsito” – isto é, o suicídio do grupo – para outro mundo (Júpiter).

“Heaven's Gate (As Portas do Céu) – Califórnia, 1997, 1998 .

Sediado nos arredores de San Diego, numa quinta, 30 dos membros deste grupo New Age, cometeram suicídio para atingirem “o próximo nível”, na esperança de apanharem um OVNI que estaria a aproximar-se da terra, na cauda do cometa Hale-Bopp.

“Movimento para a Restauração dos 10 Mandamentos de Deus” – Uganda, 2000 .

Tratou-se do segundo maior suicídio colectivo em NMR, neste caso num grupo cristão apocalíptico e milenarista, tendo perecido na circunstância 780 membros do grupo.

separador

Topo Seta de topo

1 - Na realidade “religiosos” e mágico-religiosos”.
2 - Há uma tipologia de NMRs que considera uma componente importante formada pelos client cults .
3 - Existem outras denominações, tais como “religiões emergentes” ou “religiões e espiritualidades alternativas”, mas que não dão conta, tal como a de NMR, da recomposição ou afirmação dos materiais religiosos antigos.
4 - Comprehending Cults – The Sociology of New Religious Movements. Oxford University Press, 2. nd , ed., 2006, p. 4.
5 - Op. cit ., p. 12.
6 - Ver, a este respeito, as obras de Massimo IntrovigneLes Veilleurs de l'Apocalypse – Millénarisme et nouvelles religions au seuil de l'an 2000. Paris: Ed. Claie Vigne, 1996; e de Jean-Marie AbgrallLes Sectes de l'Apocalypse – gourous de l'an 2000. Paris: Calman-Lévy, 1999.
7 - Sobre a “imanência” e a “iminência”, ver Massimo Introvigne, op. cit .
8 - Sobre as tipologias do milenarismo, ver Massimo Introvigne, op. cit .
9 - Rapture , na versão dos evangélicos fundamentalistas e dos pentecostalistas norte-americanos contemporâneos.
10 - Op. cit ., p. 99.
11 Op. cit ., pp.99-100.
12 - Op. cit ., p. 101.
13 - Terror in the Mind of God – the global rise of religious violence. Editado em 2000, pela University of California Press.
14 - Mesmo que determinados contexto, religiosos não contenham explicitamente a expressão “apocalipse”, eles contêm por vezes, implicitamente o imaginário “apocalíptico”.
15 - Publicado no ano 2000, por Seven Bridges Press, NY. A autora é também directora da revista Nova Religio, editada actualmente pela University of California Press.
16 - Cults, Religion and Violence. Cambridge University Press, 2002.


separador

* José Anes

Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Criminalista do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária durante 19 anos. Docente convidado da FCSH/UNL, durante 18 anos. Doutorando em Antropologia da Religião.
É Vice-Presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. Co-autor do livro “As Teias do Terror” (2006) e Director da revista “Segurança e Defesa”. É docente convidado do curso de pós-graduação e Mestrado em Direito e Segurança, na Faculdade de Direito da UNL. Foi docente do curso de especialização em “Violência Religiosa Contemporânea” na UAL.

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2006)
_____________

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997

 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores