Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Portugal no Mundo > [Uma Visão Cartográfica: Lugar e Clima]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Uma Visão Cartográfica: Lugar e Clima

Observatório de Relações Exteriores *

separador

Como visualizar a localização de Portugal no mundo? Numa posição razoavelmente central no planisfério, próximo de grandes centros civilizacionais — como o antigo Mediterrâneo ou a Europa central — e aberto pela sua fachada marítima às importantes rotas do Atlântico? Ou antes, se visto a partir da China, como um "far west", uma espécie de "finisterra" da imponente massa euro-asiática, uma longínqua periferia, tanto mais quanto — segundo alguns defendem — o Pacífico é o novo mar central?

"O Estado português é actualmente constituído por três parcelas de dimensões muito desiguais. A maior é, de longe, Portugal continental (88.500 km2). Os dois arquipélagos constituem o Portugal insular que apenas corresponde a 3,4% da superfície nacional: cerca de 2.400 km2 para os Açores e 800 km2 para o arquipélago da Madeira.

Topo Seta de topo

O conjunto destes territórios espalha-se por um enorme rectângulo esférico, com cerca de 9° em latitude (sem contar com os ilhéus desabitados das Selvagens), ou seja uns mil km do norte para o sul, e cerca de 26° em longitude, ou seja cerca de 2.300 km, em média, de leste para oeste. A superfície deste espaço enquadrante, em grande parte marítimo, mede, portanto, cerca de 2.300.000 km2, ou seja 25 vezes mais que as terras emersas do Estado português (91.600 km2).

A definição internacional recente dos espaços marítimos adjacentes a cada nação, ditos Zonas Económicas Exclusivas (ZEE), permitiu a Portugal reivindicar, a partir de 1977, uma ZEE de 1.600.000 km, o que corresponde a cerca de 3,5% da superfície do Atlântico Norte. Mas este tipo recente de soberania permanece, na actualidade, mal definido e quase puramente teórico, por falta de poderio marítimo adequado. Os mares "portugueses" o são mais pelo peso da tradição e herança histórica do que por um efectivo domínio económico e político destes vastos espaços, que são percorridos e explorados por numerosos barcos pertencentes aos mais variados países".

separador

* Observatório de Relações Exteriores

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela O mundo visto de Portugal

Link em nova janela O mundo visto da China

Link em nova janela Zona económica exclusiva de Portugal

Link em nova janela As regiões climatéricas

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores