Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Relações exteriores: política e diplomacia > [Visitas de Estado]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Visitas de Estado

Helena Moreira*

separador

Um Estado afirma-se de muitos modos na sua relação exterior e numerosos são os canais por onde correm os relacionamentos com o estrangeiro. Além das vias diplomáticas permanentes, os governos contactam entre si com crescente frequência. Sucedem-se as visitas de Estado ou simplesmente as viagens de trabalho.

De entre esses múltiplos contactos podem destacar-se aqueles que são realizados pelo Presidente da República. A sua função simbólica, no vértice da hierarquia do Estado, confere-lhe uma singular representatividade. Das suas atribuições constitucionais consta uma superior representação externa do Estado. Daí que as viagens do Presidente da República, na sua visibilidade, valem como um indicador das opções em política externa. Um indicador certamente limitado, mas ainda assim significativo.

O anterior Presidente da República portuguesa, o Dr. Mário Soares, distinguiu-se pelo grande número das suas deslocações ao estrangeiro. Ao longo de dois mandatos, num total de dez anos, ele visitou 56 países, alguns dos quais mais de uma vez. Registámos todas essas deslocações, misturando deliberadamente as visitas oficiais com as viagens particulares. Se as primeiras são mais significativas do ponto de vista das relações formais entre Estados, as segundas manifestam a multiplicidade de contactos além-fronteiras e a malha de um relacionamento não só político como ainda cultural e social. Quanto ao resto, o ritmo e os destinos das deslocações falam por si.

separador

* Helena Moreira

Licenciada em Relações Internacionais pela UAL. Docente na UAL

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Visitas do Presidente Mário Soares ao estrangeiro durante os 10 anos dos seus dois mandatos

Link em nova janela Países visitados por Mário Soares

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores