Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Relações com as grandes regiões do mundo > Ásia e Pacífico > [Identidades e conflitos na região asiática]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Identidades e conflitos na região asiática

Luís Leitão Tomé*

separador

A Ásia representa um conjunto demográfico e económico sem equivalência: ela estende-se do Paquistão ao Estreito de Bering, das novas nações da Ásia central aos micro-Estados do Pacífico Sul. Metade da população mundial vive na Ásia, que se vem confrontando com os problemas inerentes à sobrepopulação; mas as políticas que visam baixar as taxas de natalidade, conjugadas com o prolongamento da esperança de vida conduzem, a ritmos invulgares, ao envelhecimento das populações.

É na Ásia que encontramos os ritmos de crescimento económico mais elevados: mais de 8% ao ano na China a partir de 1978, enquanto outros países asiáticos (Japão, Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul, Malásia, Tailândia e Indonésia) registaram, desde 1960, um crescimento representando quase o triplo, em média, do dos países desenvolvidos ocidentais. Se é verdade que subsistem importantes bolsas de pobreza, as economias menos desenvolvidas entraram já em fase de descolagem, como demonstra o exemplo da Índia. Com um vastíssimo leque de recursos e potencialidades, a Ásia-Pacífico pode bem vir a ser o novo centro de gravidade do poder mundial.

A emergência da Ásia-Pacífico como região na política internacional é um fenómeno moderno. Mas o geoestrategista alemão Haushofer falava já em 1924 do advento da Era do Pacífico, a seguir à do Atlântico e do Mediterrâneo senil, e da diminuta Europa. Hoje, muitos analistas não hesitam em considerar o século XXI como o "século asiático" ou o "século do Pacífico". São naturalmente influenciados pelo surto de progresso económico e científico-tecnológico verificado nos últimos anos na Ásia-Pacífico, bem como pelo pretenso "espírito de Bacia" (do Pacífico) e pela abertura de vastos mercados, nomeadamente do gigante chinês.

A verdade é que não existe uma identidade regional asiática — o que aproxima os Estados são muito mais considerações geopolíticas e geoeconómicas do que um sentido natural de comunidade ou de homogeneidade. Heranças culturais e coloniais diversas, rivalidades e desconfianças históricas, a convivência de sistemas políticos distintos, bem como a presença de todas as grandes religiões mundiais, não favorecem um "espírito asiático". Por exemplo, a característica essencial da prática religiosa na Ásia é a sobreposição de crenças diferentes nos mesmos indivíduos, resultado de estratos sucessivos de influências religiosas, do Budismo hindu nas suas diferentes acepções às escolas sucessivas do Confucionismo, ao Islão e ao Cristianismo mais recentes.

Poderemos então identificar uma Ásia continental, camponesa e marcada pela tradição burocrática do confucionismo de Estado (China, Coreia do Norte, Vietname, Birmânia); face a ela, uma Ásia marítima, fundada sobre a economia capitalista e num conceito de Estado de segurança nacional, e colocada sob protecção americana (da Coreia do Sul à Ásia do Sudeste, passando pelo Japão e por Taiwan). Enfim, uma Ásia indo-muçulmana, centrada na Índia e no Paquistão na Ásia do Sul (Bangladesh, Sri Lanka, Nepal, Butão, Maldivas), e que influenciou igualmente a Ásia do Sudeste: o hinduísmo ou a penetração do Islão foram sensíveis na Malásia, na Indonésia, no Brunei e nas Filipinas. Na Ásia e no Pacífico não existe um elemento comum e identificativo. Por isso, uma subdivisão regional só pode reger-se por critérios geográficos: Ásia do Nordeste, Ásia do Sudeste, Pacífico Sul e Ásia do Sul. As divisões e a extraordinária heterogeneidade são, contudo, atenuadas pela vivacidade do desenvolvimento económico. A Ásia Oriental, sobretudo, parece empenhada em se afirmar como um bloco face à União Europeia e à América do Norte.

O interesse e o empenhamento dos americanos no reforço e na institucionalização dos laços transpacíficos através da APEC, bem como as cedências dos europeus nas discussões com os asiáticos nas cimeiras da ASEM, confirmam o novo lugar que a Ásia-Pacífico ocupa entre os grandes blocos regionais do planeta. A criação de uma autêntica comunidade asiática é muito complexa, mas é frequente o apelo aos "valores asiáticos" para fazer face às concepções euro-americanas de direitos humanos e de democracia.

Topo Seta de topo

As organizações multilaterais não constam da prática corrente dos Estados asiáticos. Mas o boom económico e o desanuviar dos constrangimentos próprios do anterior sistema bipolar, levaram ao aumento substancial das trocas comerciais entre os países da região, com o consequente aumento da vontade em institucionalizar novos mecanismos de contactos multilaterais. O único reagrupamento constituído da área, a ASEAN, não tem a consistência dos modelos europeu ou americano, mas já prevê a instituição de uma zona de comércio livre — o ASEAN Free Trade Área (AFTA) — a partir de 2003, e abriu um diálogo sobre as questões de segurança no quadro do ARF (ASEAN Regional Fórum). Por seu lado, a Malásia propôs um reagrupamento limitado à Ásia Oriental, sem os "países Brancos" do Pacífico ou da América do Norte, e igualmente sem a Ásia do Sul, que viria a resultar no EAEC, mas no seio da APEC.

A multiplicidade de tensões e de conflitos potenciais, e a ausência de uma arquitectura de segurança ou de cooperação política, trazem à colacção a questão da liderança da Ásia. Por ora, é uma potência externa, os EUA, que consolida a estabilidade regional; mas a justificação da sua contribuição para a segurança da Ásia reside cada vez mais nas vantagens comerciais que daí retiram, e a sua presença está cada vez mais dependente das contribuições do Japão e da Coreia do Sul, entre outros Estados. O Japão e outros detentores asiáticos de capitais excedentários como Taiwan ou os chineses do ultramar, não possuem meios para traduzir em termos políticos a sua superioridade em termos financeiros. A emergência da China, e amanhã da Índia, fragmenta ainda mais o equilíbrio, e a liderança da Ásia permanece partilhada e susceptível de ser contestada.

 

Informação Complementar

A diáspora chinesa

No início da nossa era, as populações chinesas desciam rumo ao Sul pelas costas da península indochinesa. Mais tarde, iniciado este milénio, os mercadores chineses começaram a implantar-se numerosamente nas costas dos mares meridionais. As grandes expedições de Zheng He (de 1405 a 1433) contribuem para reforçar a presença chinesa, nomeadamente na periferia do Mar da China do Sul. Desde meados do século XIX, após as guerras do ópio e a abertura forçada de portos chineses, até à II Guerra Mundial, as fomes, a insegurança, a instabilidade política e a sobrepopulação, levaram cerca de 15 milhões de migrantes a deixarem a China e a implantarem-se na Ásia do Sudeste, que conhecia um período de crescimento económico, sob domínio europeu. Numerosas comunidades chinesas também se deslocaram, no início dos anos 30, para Estados e territórios que necessitavam de mão-de-obra (Brasil, EUA, Canadá, Austrália). Os países próximos da China, como Hong Kong e Taiwan, bem como os EUA, o Canadá, Austrália e Grã-Bretanha receberam ainda milhões de chineses que fugiam da sua pátria após a vitória comunista em 1949.

Com a "política de porta aberta" da China, desde finais dos anos 70, as partidas da China continental foram sempre numerosas e sob formas diversas: grupos familiares, estudantes, migrações clandestinas, de preferência, mais uma vez, para os EUA, o Canadá e a Europa.

Hoje, à diáspora chinesa e ao grande número de comunidades chinesas espalhadas pelo mundo, nomeadamente na Ásia do Sudeste, na América do Norte e na Europa, são atribuídos papéis fundamentais em duas questões relevantes, actualmente: por um lado, a diáspora chinesa é frequentemente referida como uma das responsáveis pelo actual crescimento das economias asiáticas orientais, nomeadamente da China; por outro lado, as comunidades chinesas do ultramar são acusadas de favorecerem a cada vez maior influência das tríades (organizações criminosas chinesas) nos circuitos internacionais.

separador

* Luís Leitão Tomé

Licenciado em Relações Internacionais pela UAL. Docente na UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela As grandes regiões da Ásia na actualidade

Link em nova janela Diáspora chinesa

Link em nova janela Os principais focos de tensão e de confrontação na Ásia Oriental

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores