Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2001 > Índice de artigos > A "arquitectura" política europeia > As Propostas > [Forças multinacionais europeias]  
- JANUS 2001 -

Janus 2001



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável


Forças multinacionais europeias

Paula Monge Tomé *

separador

Em complemento do texto antecedente, tratamos agora em pormenor o conjunto das forças militares binacionais ou multilaterais existentes na Europa, anteriormente referenciadas pela numeração de 8 a 25.

 

LANDJUT – (Forças Terrestres Aliadas do Schleswig Holstein e Jutlândia)

LANDJUT é uma força de dimensão Corpo de Exército afecta à NATO, composta por forças da Alemanha e da Dinamarca, em tempo de paz, com previsão de ser reforçada por forças do Canadá, do Reino Unido e dos Estados Unidos, em caso de conflito. O seu Quartel-General, situado em Rensburg — Alemanha, foi criado em 1962, sendo o mais antigo Corpo de Exército multinacional europeu pós-Segunda Guerra Mundial.

 

UKNL AF – (Forca Anfíbia Anglo-Holandesa)

A UKNL foi criada em 8 de Maio de 1973. É composta de uma brigada e quatro batalhões de fuzileiros com os respectivos apoios, e uma componente anfíbia (UKNLPHIBGRU — British Dutch Amphibious Group), que poderá atingir um quantitativo de 8 navios. Os comandos destas duas componentes estão localizados na Base de Plymouth, no Reino Unido, enquanto as forças holandesas se encontram estacionadas em Texel, na Holanda. O efectivo total da UKNL AF ronda os 8500 homens e pode ser utilizada no âmbito da NATO, em missões de presença avançada, ou no âmbito da UEO, no cumprimento das "missões de Petersberg", tendo aliás, sido declarada FAWEU (Força à Disposição da UEO) em Maio de 1993.

 

MND (C) - Divisão Multinacional Central

A MND (C) foi formalmente criada através da assinatura de um Memorando de Entendimento pêlos Ministros da Defesa da Alemanha, da Bélgica, da Holanda e do Reino Unido, em 15 de Janeiro de 1992. É uma Divisão aeromóvel sob comando operacional do ARRC1 em tempo de paz, a qual é composta por 4 brigadas, estacionadas nos respectivos países (a Brigada Pára-Comando Belga, com QG em Leuven; a 31a Brigada Aerotransportada Alemã, com QG em Oldenburg; a 24" Brigada Aeromóvel do Reino Unido, com QG em Colchester; e a 11a Brigada Aeromóvel Holandesa, com QG em Arnhem). A MND (C) apresenta um efectivo que ronda os 20 mil homens e possui cerca de 165 helicópteros. A MND (C) pode desenvolver missões, quer no âmbito da NATO, quer no âmbito da UEO (foi declarada FAWEU em Maio de 1994), quer ainda no âmbito da ONU ou outra organização internacional.

 

3ª Divisão Italiana

A 3ª Divisão Italiana foi criada em 1993, está integrada no ARRC e não possui, em tempo de paz, forças colocadas sob sua dependência directa, compreendendo apenas o Comando e um pequeno núcleo de Estado-Maior, denominado de Activação. Em caso de exercícios ou missões específicas, este Estado-Maior é normalmente reforçado por quadros provenientes do 3° Corpo de Exército Italiano. No que diz respeito às forças, está prevista a atribuição de três brigadas, duas de Itália e a terceira de Portugal (a Brigada Aerotransportada Independente — BAI). A sede do Comando está situada em Milão, em instalações partilhadas com o 3° Corpo de Exército Italiano. A 3a Divisão Italiana foi constituída para o cumprimento de missões do tipo convencional, no âmbito da NATO.

 

EUROCORPO

O EUROCORPO, ou Corpo de Exército Europeu, teve a sua génese na Cimeira Franco-Alemã de La Rochelle, em 22 de Maio de 1992, a qual constituiu o corolário lógico do aprofundamento das acções de cooperação militar iniciadas com a criação da Brigada Franco-Alemã. Contudo, a declaração oficial de criação do Eurocorpo foi proferida apenas em 5 de Novembro de 1993, envolvendo já a Bélgica. Outros países participantes são a Espanha, cuja integração remonta a 1 de Julho de 1994, e o Luxemburgo, desde 9 de Maio de 1996. É de salientar que o EUROCORPO foi declarado operacional em 30 de Novembro de 1995. Ao EUROCORPO poderão ser atribuídas as seguintes missões: de defesa comum dos aliados, no âmbito da NATO ou da UEO; de apoio à paz, e humanitárias. O EUROCORPO, cujo Comando e Estado-Maior estão situados no Luxemburgo, é composto por três Divisões e por duas Brigadas: a 1a Divisão Blindada Francesa, com sede em Baden-Baden; a 10a Divisão Blindada Alemã, com sede em Sigmaringen; a 1a Divisão Mecanizada Belga, com sede em Saive; a Brigada Franco-Alemã, com sede em Mulheim e a 10a Brigada Mecanizada Espanhola, com sede em Córdoba. A contribuição do Luxemburgo materializa-se num Esquadrão de Reconhecimento que se encontra integrado na Divisão

Em termos de efectivos, o EUROCORPO apresenta um quantitativo total de 54.000 homens o que, associado ao equipamento e armamento existentes, configuram esta força como uma das Grandes Unidades mais poderosas da Europa Ocidental.

 

Topo Seta de topo

2 Corpos de Exército Germano-Americanos

Estes dois corpos de Exército — o 2° Corpo de Exército Germano-Americano e o 5° Corpo de Exército Americano-Germano foram criados a 22 de Abril de 1993. O 2° Corpo de Exército Alemão (com comando situado em Ulm e composto pela 10S Divisão Blindada Alemã, localizada em Sigmaringen, e pela Divisão de Montanha Alemã, localizada em Munique), passaria a integrar a 1° Divisão Blindada Americana (estacionada em Bad Kreuznach). O 5" Corpo de Exercito Americano (com comando situado em Frankfurt e composto pela 3a Divisão Mecanizada Americana e pela 1a Divisão Blindada Americana, ambas estacionadas em Bad Kreuznach) passaria a integrar a 5a Divisão Mecanizada Alemã (localizada em Mainz).

 

1º Corpo de Exercito Germano-Holandês

O 1º Corpo de Exército Germano-Holandês foi formalmente criado em 30 de Março de 1993, por iniciativa holandesa. É composto pela 1a Divisão Holandesa "7 de Dezembro", localizada em Aperldoorn, pela 1a Divisão Blindada Alemã, localizada em Hannover, e por um Grupo de Apoio de Comando, localizado em Eibergen, na Holanda, que compreende as Tropas de Corpo. Os efectivos totais rondam os 40 mil homens. O Comando e Estado-Maior do Corpo encontram-se localizados em Münster, na Alemanha, totalizando cerca de quatrocentos quadros. Ao 1° Corpo de Exército Germano-Holandês poderão ser atribuídas missões, quer no âmbito da NATO, quer no âmbito da UEO, tendo sido considerado FAWEU em Novembro de 1996.

 

Grupo Aéreo Europeu

O Grupo Aéreo Europeu tem a sua origem no Grupo Aéreo Franco-Britânico, surgido na sequência da cimeira ministerial de Chartres, em 18 de Novembro de 1994. Na cimeira de Bordéus, em 8 de Novembro de 1996, foi anunciado que a Itália e a Alemanha passariam a integrar esta força, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 1988, pelo que a sua designação passou a ser de Grupo Aéreo Europeu. Esta Força não possui unidades atribuídas, mas apenas um Comando e um Estado-Maior de Planeamento. O Grupo Aéreo Europeu está vocacionado para as missões de Petersberg, essencialmente no quadro da UEO, mas também no quadro da NATO.

 

Integração da Brigada de Reacção Rápida Dinamarquesa na 1ª Divisão Blindada Britânica

A 1ª Divisão Blindada Britânica (composta pelas 4ª, 7ª e 20ª Brigadas) é uma das Divisões componentes do ARRC. A integração da Brigada de Reacção Rápida Dinamarquesa naquela Divisão resulta de uma iniciativa dinamarquesa no sentido de materializar um efectivo contributo da sua recém criada Brigada para o ARRC. É de salientar que esta integração não existe como tal em tempo de paz, nem mesmo ao nível do Estado-Maior. As missões atribuídas a esta Divisão serão essencialmente de defesa comum no quadro da NATO (de acordo com a tipologia de missões do ARRC) não sendo porém de excluir missões de apoio à paz, também sob a égide da mesma organização.

 

Admiral BENELUX (ABNL)

O Admiral BENELUX foi criado em 28 de Março de 1995, no contexto de um acordo de cooperação assinado pêlos Ministros da Defesa da Bélgica e da Holanda em Alden-Biezen, na Bélgica. Aquele acordo pretendia, essencialmente, criar um Comando e Estado-Maior integrado, dotado de capacidade de comando sobre as unidades navais operacionais dos dois países.

 

Deployable Air Task Force (DATF)

Na cimeira de Alden-Biezen, em 28 de Março de 1995, os Ministros de Defesa da Bélgica e da Holanda assinaram uma Declaração de Intenções com vista à criação do Deployable Air Task Force, uma força de intervenção que congregaria componentes aéreas dos dois países. O acordo respeitante a esta força seria assinado mais tarde, em 25 de Setembro de 1996, e envolveu não apenas o contributo aéreo da Bélgica e da Holanda, mas igualmente forças terrestres do Luxemburgo. Embora a DATF não disponha de um Comando constituído, dispõe de uma Célula de Planeamento multinacional permanente, que exercerá a sua actividade por três anos, alternadamente, no Estado-Maior da Força Aérea da Bélgica ou da Holanda. Esta Célula tem como principal tarefa o planeamento das hipotéticas intervenções da força em missões de gestão de crises.

 

EUROFOR (Euroforça Operacional Rápida)

Em 15 de Maio de 1995, no Conselho de Ministros da UEO ocorrido em Lisboa, a Espanha, a França e a Itália formalizaram a decisão de criar uma força terrestre operacional rápida, que foi designada de EUROFOR. Nessa reunião Portugal solicitou formalmente a sua adesão a essa força e desde logo passou a participar em todas as suas iniciativas. Em 1 de Outubro, constituiu-se em Florença, cidade escolhida para sede da EUROFOR, o Estado-Maior de Activação, e um ano depois foi constituído o Comando e Estado-Maior definitivos. A EUROFOR está destinada para o cumprimento das missões de Petersberg. Pode também ser utilizada mediante a vontade unânime dos países membros, no quadro da NATO, da ONU, da OSCE ou de outras organizações internacionais. Como a EUROFOR não possui unidades orgânicas, dispõe de um "reservatório de forças", garantido pelas nações e renovável por períodos de dois anos, e envolvendo efectivos máximos da ordem de uma brigada por nação.

 

EUROMARFOR – (Força Marítima Europeia)

A EUROMARFOR resultou da já referida reunião de Lisboa do Conselho de Ministros da UEO, de 15 de Maio de 1995. Tal como a EUROFOR a EUROMARFOR está orientada para o cumprimento das missões de Petersberg. Pode também cumprir missões, com prévia unanimidade dos países membros, no quadro da NATO, da ONU, da OSCE ou de outras organizações internacionais. A EUROMARFOR não possui unidades atribuídas em permanência. As unidades que a compõem mantêm as suas actividades correntes de âmbito nacional e apenas integrarão a EUROMARFOR uma vez decidida a sua activação.

 

SHIRBRIG – (Brigada Multinacional de Elevada Prontidão à Disposição das Nações Unidas)

Com o objectivo de diminuir o tempo de resposta a uma crise conduzida sob a égide das Nações Unidas, foi decidido criar, em 15 de Dezembro de 1996, através da iniciativa da Dinamarca, a SHIRBRIG, à qual aderiram, desde o seu início, a Áustria, o Canadá, a Holanda, a Noruega, a Polónia, a Suécia e a Dinamarca. Foram observadores, nessa mesma data, a Republica Checa, a Finlândia e a Irlanda. Por fim, em 13 de Fevereiro de 1998, a Argentina aderiu a esta força. A SHIRBRIG é constituída por um Comando e Estado-Maior, Batalhões de Infantaria e Unidades de Reconhecimento, Engenharia e Logística. Os efectivos totais deverão rondar os 4.000 a 5.000 homens. A SHIRBRIG está apta para cumprir missões de apoio à paz, de acordo com o Capítulo VI da Carta das Nações Unidas, na qual exista o prévio consentimento das partes, estando portanto excluídas as operações de imposição de paz.

 

Cooperação Naval Bélgica França

Em 1 de Outubro de 1996, os Ministros da Defesa da França e da Bélgica assinaram um Acordo de Cooperação, incluindo a realização de exercícios combinados, com vista à formalização e intensificação da sua já longa relação entre as respectivas Marinhas.

 

Cooperação Naval França-Reino Unido

A cooperação naval entre a França e o Reino Unido foi formalizada através de uma Carta de Intenções, assinada pêlos respectivos Ministros da Defesa, em 1 de Novembro de 1996. Nesse documento foi decidida a criação de um Comité Executivo, presidido pêlos Chefes de Estado-Maior da Armada dos dois países e definida a estrutura de forças comuns a serem disponibilizadas.

 

Força Anfíbia Ítalo-Espanhola

A SIAF tem a sua origem num acordo assinado entre os Ministros da Defesa de Espanha e de Itália na cimeira bilateral de Bolonha, ocorrida em Setembro de 1997. Posteriormente, na cimeira de Ministros da Defesa da UEO, de 18 de Dezembro de 1998, foi declarada FAWEU. A Força compreende duas componentes: a naval e a anfíbia. A SIAF está essencialmente orientada para as missões de Petersberg, no quadro da UEO. As suas características anfíbias orientam-na igualmente, para uma actuação simultânea com a EUROMARFOR.

 

Corpo Multinacional Noroeste

O acto oficial da criação do Corpo Multinacional Noroeste decorreu em Szczecin — Polónia, no dia 5 de Setembro de 1998 participam nele; a Alemanha, a Polónia e a Dinamarca. O QG do Corpo ficou localizado em Rensburg — Alemanha, a título provisório, antes de se transferir para Szczecin, em meados de 1999. Presume-se que as suas missões estejam orientadas para as operações de paz.

__________
1 O ARRC é a componente terrestre das Forças de Reacção Rápida da NATO, criadas na sequência do "Conceito Estratégico", adoptado na Cimeira de Roma, em Novembro de 1991.

separador

* Paula Monge Tomé

Licenciado em Relações Internacionais pela UAL. Mestre em Estratégia pelo ISCSP. Docente na UAL Investigador da NATO. Assistente no Parlamento Europeu.

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores