Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2001 > Índice de artigos > Actualidade das migrações > A imigração em Portugal > [População africana em Portugal: um mosaico social e cultural]  
- JANUS 2001 -

Janus 2001



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

População africana em Portugal: um mosaico social e cultural

Fernando Luís Machado *

separador

Embora seja uma noção recorrentemente aplicada a esta e outras minorias étnicas e raciais, em rigor não se pode dizer que exista uma comunidade africana em Portugal. A população de origem africana inclui sectores tão diversos entre si que estão longe de formar o todo de relações integradas, interconhecimento e identidade que o conceito sociológico de comunidade classicamente designa. Alguns desses sectores, por exemplo, têm mais afinidades sociais e culturais com a população portuguesa do que com outros grupos de africanos. Há, pelo menos, quatro linhas de diferenciação que estabelecem contrastes mais ou menos vincados no interior dessa população: o estatuto socio-jurídico, distinguindo os migrantes laborais estrangeiros propriamente ditos dos luso-africanos, ou seja, cidadãos portugueses de origem africana; a origem nacional dos estrangeiros, e o que ela representa de diversidade cultural, linguística e religiosa; a condição de classe, diferenciadora em várias dimensões, e significando muito pouco contacto social e proximidade cultural entre, por exemplo, o migrante a trabalhar ilegal e precariamente na construção civil e o quadro superior ou profissional liberal solidamente estabelecido há mais de duas décadas; e, por último, os contrastes geracionais, que tornam o número crescente de descendentes de migrantes num segmento de perfil sociocultural diferente de todos os restantes grupos. Para efeitos de sistematização pode dizer-se que a população africana em Portugal comporta, então, três segmentos que se distinguem entre si em termos de dimensão, trajecto migratório e perfil sociocultural: luso-africanos, migrantes laborais e os descendentes destes últimos, que poderíamos designar por novos luso-africanos.

As estatísticas disponíveis só permitem quantificar com alguma precisão os migrantes laborais. Os outros dois segmentos só indirectamente podem ser avaliados quanto à dimensão. De acordo com os últimos números oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras residiam em Portugal, em 1999, 88 296 africanos, a maioria esmagadora dos quais (95%) oriunda dos PALOP. A imigração a partir de outros países africanos permanece residual. Comparando esses números com os de meados da década passada, ainda antes da intensificação do fluxo migratório, vemos que a taxa de crescimento global é de 133% e que nos casos guineense e angolano esse crescimento é mesmo muito maior, com taxas de 453% e 339%, respectivamente.

Topo Seta de topo

Observa-se também, neste período, uma significativa alteração das dimensões comparativas das populações oriundas dos vários PALOP. A hegemonia cabo-verdiana atenua-se. Sem deixarem de constituir o grupo mais numeroso, os cabo-verdianos caem de 72% para 52% do total, enquanto os angolanos passam de 11% para 21% e os guineenses de 7% para 17%. Os guineenses conhecem, de resto, o percurso mais singular. Em 1986 formavam um grupo de pequena dimensão, mas em 1998 constituem já uma população de dimensão média, próxima da angolana. Moçambicanos e santomenses, por sua vez, mantêm-se como populações de pequena dimensão, mas é de notar que os segundos ultrapassaram já os primeiros em número absoluto. O caso moçambicano destaca-se, aliás, de todos os outros, no sentido em que não parece integrar senão de maneira periférica o sistema migratório que liga Portugal às suas ex-colónias africanas. Os efectivos oficiais mencionados pecam certamente por defeito, já que, além de ainda não contabilizarem todos os pedidos de residência feitos em 1996, aquando do segundo processo de regularização extraordinária aberto pelas autoridades governativas, não considera o contingente muito maior daqueles que entraram clandestinamente no país depois dessa data. Não se errará muito se se disser que, somadas essas fracções, o número global de africanos estrangeiros está hoje entre os 100 e os 130 mil indivíduos, o que representa mais de metade do total de estrangeiros residentes em Portugal. Os luso-africanos, por seu lado, podem estimar-se em 30 a 50 mil e os novos luso-africanos em 60 a 70 mil. Os três segmentos da população africana têm tempos de migração diversos. A chegada dos luso-africanos ocorre, sobretudo, na sequência de Abril de 74 e da independência das ex-colónias e prolonga-se até ao princípio da década seguinte; os migrantes laborais, à excepção de um primeiro e pequeno contingente cabo-verdiano fixado desde finais dos anos 60, formam um fluxo intenso entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90 e continuam a chegar na actualidade, embora a ritmo mais lento; os seus descendentes nascem e/ou crescem já em Portugal e por isso mesmo não podem sequer considerar-se migrantes no mesmo sentido que os seus pais.

Se exceptuarmos o traço comum que é a forte concentração geográfica na Área Metropolitana de Lisboa, esses três segmentos diferenciam-se por múltiplas características, quer ao nível da composição social — estrutura etária e sexual, localização residencial, escolaridade, composição socioprofissional — quer ao nível de traços culturais como a orientação da sociabilidade, a língua ou a identificação religiosa.

Em termos breves como aqui se exige, e correndo o risco de alguma simplificação excessiva, dir-se-ia que, consideradas globalmente todas essas dimensões sociais e culturais, os três grupos se podem distinguir pêlos contrastes ou continuidades que apresentam face ao conjunto da população portuguesa. Os luso-africanos, seja pela composição socioprofissional, pela língua ou pela sociabilidade, esta última com destaque para as famílias racialmente miscigenadas e as fortes redes de amizade interétnicas, estão perto de uma dupla continuidade, social e cultural. Os migrantes laborais, marcados pela precariedade laboral e por condições de vida globalmente difíceis, estão perto de uma situação de duplo contraste, embora o contraste social seja nitidamente mais vincado do que o cultural. Este último é mais saliente apenas nos casos cabo-verdiano e guineense, devido à diferença linguística e à sociabilidade comparativamente mais autocentrada.

Os novos luso-africanos, para muitos dos quais as altas taxas de insucesso e abandono escolar deixam adivinhar um perfil não muito diferente do dos pais, parecem tender para uma situação de contraste social, mas com continuidade cultural, já que, nascendo e/ou crescendo em Portugal, não se afastam muito, em termos de sociabilidade, língua ou posição religiosa, de outros segmentos juvenis urbanos de idêntica condição social.

Temos, assim, uma população muito heterogénea cujos futuros na sociedade portuguesa se desenham, consequentemente, de modo desigual. Enquanto dos luso-africanos se pode dizer que se encontram maioritariamente bem integrados, os migrantes laborais e muitos dos seus descendentes vivem situações de grande vulnerabilidade à exclusão social.

separador

* Fernando Luís Machado

Sociólogo. Docente do Departamento de Sociologia do ISCTE Investigador do CIES.

separador

Bibliografia

Bastos, José Gabriel Pereira e Susana Pereira Bastos (1999), Portugal Multicultural, Lisboa, Fim de Século.

Machado, Fernando Luís (1994). "Luso-africanos em Portugal. Nas margens da etnicidade", Sociologia, problemas e práticas:, 16, pp. 111-134.

Machado, Fernando Luís (1997), "Contornos e especificidades da imigração em Portugal", Sociologia, problemas e práticas, 24, pp. 9-44.

Pires, Rui Pena (1999), "Imigração", in Francisco Bethencourt e Kirti Chaudhuri (dir.). História da Expansão Portuguesa, Volume V, Lisboa, Círculo de Leitores, pp. 197-211.

Saint-Maurice, Ana de (1997), Identidades Reconstruídas. Caboverdianos em Portugal, Oeiras, Celta Editora.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Trajectos migratórios, composição social e traços culturis da população africana em Portugal

Link em nova janela Migrantes laborais africanos em Portugal por país de origem

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores