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ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS CLIQUE AQUI! Geopolítica da Ásia e da China Em função de tudo isto, os cálculos estratégicos, tanto dos Estados asiáticos como do “equilibrador” externo e hegemónico, os EUA, vêm sendo profundamente reconsiderados. É verdade que o ambiente de segurança é até mais positivo do que em épocas anteriores, mas as expectativas mais optimistas que antevêem o século XXI como o “século da Ásia” convivem com os cenários mais negativos que presumem a “balcanização da Ásia” ou o confronto entre grandes potências na região.
Novas parcerias estratégicas As relações na Ásia são extremamente fluidas e de natureza imprevisível e volátil, como se comprova pelo estabelecimento de três novas parcerias estratégicas nos últimos anos. A primeira inclui a Rússia e a China. Impensável há apenas década e meia, esta “parceria estratégica“ foi estabelecida em 1996 numa lógica inicial de contrapeso à hegemonia dos Estados Unidos, ao abrigo da qual se desenvolveu um profícuo diálogo político que, além da regulação definitiva das históricas disputas fronteiriças e de uma espécie de “partilha de influência” na área, permitiu enquadrar as ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central e estabilizar aquela região. Para Pequim, este partenariado com a Rússia tem sido bastante útil para se abastecer de armas, petróleo e gás natural; para Moscovo, a parceria com a China tem servido, fundamentalmente, como meio de “desencravamento estratégico” e de promoção do seu carácter asiático. Apesar de ter perdido alguma relevância em virtude da melhoria significativa das relações de Pequim e de Moscovo com os EUA depois do 11 de Setembro, a parceria China-Rússia continua a ser para ambos um mecanismo de desafio da supremacia americana, de contrabalanço à aliança EUA-Japão e de afirmação na arena asiática. Uma segunda parceria estratégica respeita à Índia e ao Irão. Proclamada em 2003, esta parceria inclui a colaboração nas áreas da energia, comércio e outros assuntos económicos, antiterrorismo, cooperação militar e também “em terceiros países” (provavelmente, Afeganistão e Paquistão). Para o Irão, a parceria com a Índia é uma forma de escapar à política de contenção e confrontação promovida pelos EUA, além de ser uma fonte de bens de alta tecnologia e de assistência. Para a Índia, a parceria com o Irão resulta de três motivações essenciais: satisfazer o desejo de ter um amigo/aliado importante no mundo islâmico; aceder a recursos energéticos suplementares; e obter “profundidade estratégica”, sobretudo, pelo “efeito de tenaz” que produz sobre o rival Paquistão. Algumas notícias sugerem mesmo que a Índia terá o direito de utilizar bases militares iranianas em caso de conflito com o Paquistão (o que é negado por Teerão). A terceira parceria é, porventura, a mais impressionante, pois associa os dois gigantes asiáticos e potências emergentes: China e Índia – combinadas, representam 40% da população mundial. Ultrapassadas décadas de hostilidade que originaram uma guerra (1962) e as tensões acentuadas depois das experiências nucleares indianas, em 1998, a parceria China-Índia foi estabelecida durante a histórica visita do anterior primeiro-ministro indiano Atal Bihari Vajpayee (o mesmo que algum tempo antes tinha considerado a China como «a ameaça número um para a segurança da Índia») a Pequim, em Junho de 2003, e reforçada pela visita do primeiro-ministro chinês Wen Jiabao à Índia, em Abril de 2005. As motivações da parceria são várias: ambas são críticas do unilateralismo americano e procuram promover uma ordem multipolar; as suas economias são, em larga escala, complementares; em termos de segurança, têm ambas interesse na regulação pacífica dos diferendos fronteiriços e na estabilização da Ásia Meridional por via do apaziguamento da complexa relação triangular China- Geopolítica da China Os principais objectivos da política externa de Pequim passam por desenvolver relações que lhe permitam fortalecer o poderio económico e militar chinês, promover a estabilidade em redor das suas fronteiras, afirmar a China como potência suprema da Ásia e aumentar o seu estatuto internacional. As principais preocupações de segurança da China centram-se, sobretudo, na política asiática dos Estados Unidos, bem como na instabilidade da sua vasta periferia, na expansão do papel estratégico do Japão, em conluio com os EUA, no livre acesso aos recursos energéticos, e num eventual conflito com Taiwan, se este território persistir nas veleidades independentistas. Para fazer valer os seus interesses na Ásia, a China promove uma estratégia de crescimento e afirmação de longo prazo que assenta em quatro pilares: 1) participação nas organizações regionais e nos fóruns de diálogo inter-regionais, mostrando particular interesse no envolvimento com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e na Organização de Cooperação de Xangai (SCO) – estabelecida em Junho de 2001, na sequência do anterior “Grupo dos Cinco de Xangai”, inclui, hoje, o Cazaquistão, a Quirguízia, a Rússia, o Tajiquistão e o Uzbequistão, além da China –, considerados fundamentais por Pequim para expandir a sua influência política, estratégica e económica, respectivamente, na Ásia do Sudeste e na Ásia Central; 2) estabelecimento de parcerias estratégicas e aprofundamento das relações bilaterais , de que se destacam uma cooperação sem precedentes com os Estados Unidos, embora o relacionamento sino-americano continue a ser marcado por uma latente competição estratégica; as “parcerias estratégicas” estabelecidas com as velhas rivais Rússia e Índia; e o incremento da cooperação com o Irão. Na realidade, a China tem-se empenhado em aprofundar as suas relações com todos os seus vizinhos, revelando uma extraordinária habilidade para tornar antigos adversários em parceiros produtivos. As principais excepções são o Japão e, naturalmente, Taiwan – mas mesmo nestes casos, a China não deixa de incrementar os intercâmbios económicos; 3) expansão dos laços económicos regionais : só nos primeiros oito meses de 2004, as exportações para os seus treze vizinhos fronteiriços aumentaram em média 42%, enquanto as importações cresceram em média 66%. Durante esse período, o comércio com a Índia aumentou 85%, com o Japão 27%, com a Coreia do Sul 46%, com a Rússia 32% e com o Vietname 58%. Actualmente, quase 50% do volume total do comércio da China é intra-regional e relativamente equilibrado. É verdade que apesar deste extraordinário crescimento, a China ainda está longe de dominar as trocas comerciais na Ásia, mas a fabulosa performance económica da China e o aumento significativo dos laços económicos e das trocas comerciais chinesas são um factor importante de incremento de influência da China na Ásia; 4) redução da desconfiança e das apreensões regionais em relação ao emergente poderio chinês , através da implementação de uma vasta série de acordos visando a resolução pacífica de diferendos fronteiriços (a China já celebrou tratados que delimitam mais de 20.000 km das suas fronteiras terrestres, restando por regular as disputas com a Índia e as delimitações marítimas com o Japão e com vários países do Sudeste Asiático nos mares da China); de uma maior transparência com a sua defesa; de uma postura mais conciliatória na península coreana, na Ásia do Sul e no Sudeste Asiático; e de uma verdadeira “diplomacia de charme ” com o incremento de múltiplas visitas e contactos oficiais e oficiosos. No fundo, Pequim tem procurado passar a imagem da China como um «elefante amigável», para parafrasear o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao. Apesar do significado e do impacto da emergência da China, o sistema asiático está longe de ser sinocêntrico ou dominado pela China – os Estados Unidos continuam a ser o actor mais poderoso na Ásia. O relacionamento entre ambos é, por isso, decisivo para os destinos da região e do mundo, embora a nova ordem regional asiática seja cada vez mais um complexo mosaico de actores e factores, em que a estrutura de poder e a natureza do sistema regional de segurança permanecem voláteis. Licenciado em Relações Internacionais pela UAL. Mestre em Estratégia pelo ISCSP. Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra. Professor na UAL. Investigador e Membro do Conselho Directivo do Observatório de Relações Exteriores. Orçamentos de Defesa e Forças Militares das principais potências na Ásia, 1985-2003 Principais conflitos, tensões e diferendos na Ásia Esquemas simplificados de 20 anos de relacionamentos na Ásia (1985-2005)
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