Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2006> Índice de artigos > Conjuntura e tendências internacionais > Actualidade europeia e mundial > [ O «dragão de Pequim» na economia mundial ]  
- JANUS 2006 -

Janus 2006



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O «dragão de Pequim» na economia mundial

Henrique Morais *

separador

Nas próximas linhas irá analisar--se a evolução da inflação na República Popular da China, num contexto em que são cada vez maiores os receios de que o eventual sobreaquecimento da economia chinesa possa vir a induzir uma espiral inflacionista de repercussões consideráveis. Finalmente, elabora-se um conjunto de comparações internacionais e de projecções de âmbito económico que permitam aferir da real dimensão do “dragão de Pequim” e do que podemos imaginar possa ele vir a ser.

 

Os preços

A China sofreu um “choque inflacionista” significativo nos primeiros anos da década de 90, inicialmente relacionado com a liberalização de alguns mercados, nomea-

damente de bens alimentares e combustível, mas que depois se materializou nos chamados “efeitos de segunda ordem”, com o aumento dos salários e dos rendimentos médios. Naquela altura, a inflação média foi muito elevada para os padrões internacionais (entre 1987 e 1996, a taxa média de inflação situou-se em 11,9%, muito cima dos 3,5% registados nas economias avançadas e igualmente acima do observado no conjunto dos países da Ásia em desenvolvimento), com a particularidade de, em 1994, a inflação se ter situado num nível recorde de 24,1%.

Todavia, as autoridades empenharam-se fortemente em reduzir as pressões inflacionistas, num esforço que se materializou a partir de meados da década de 90, com reflexos na desaceleração quase imediata do crescimento dos preços. A conjugação destas medidas com alguns efeitos pós crise asiática resultou mesmo em deflação, nos anos de 1998 e 1999 (e novamente em 2002).

Apesar do aumento recente da inflação (que está novamente próxima de 4%), o FMI prevê uma gradual redução do crescimento dos preços até 2006, num contexto em que as autoridades oficiais parecem empenhadas em combater o sobreaquecimento da economia chinesa, designadamente através de restrições ao crédito bancário e de medidas de política monetária activa (de que é exemplo o aumento recente, embora tímido, das taxas de juro oficiais, pela primeira vez em cerca de 9 anos).

Topo Seta de topo

Comparações e projecções internacionais

Em 1990, o produto interno bruto (PIB) da China era de 387,79 mil milhões de dólares norte-americanos (mM USD), o que representava cerca de 1,9% do PIB nominal mundial. Naquele ano, o produto dos EUA representava 28,1% do PIB mundial, a União Europeia (UE-12) era responsável por 24,7% e o Japão produzia 14,7% da riqueza mundial. Passados catorze anos, verifica-se que o PIB nominal chinês quadruplicou (1.595,6 mM de dólares dos EUA), representando 3,9% do total mundial. Curioso é o facto de, neste período, o principal penalizado ter sido o Japão, que viu a sua contribuição para o PIB mundial diminuir para 11,5%. Voltaremos ao caso japonês adiante.

Muito mais significativa é a evolução do PIB da China em paridade de poder de compra (uma medida bastante mais acertada para comparações internacionais, sobretudo quando estão em causa padrões/níveis de qualidade de vida substancialmente diferentes). Enquanto no início da década de 90 o produto chinês rondava os 5,6% do PIB mundial, em 2004 situava-se em 13,6% do total mundial, com a particularidade de ter “ultrapassado” o peso relativo do Japão em 1994 e de estar muito próximo da UE-12 (15,2%, em 2004) (1).

É curioso observar dois movimentos distintos nos outros blocos económicos: uma assinalável estabilidade do peso do PIB norte-americano na economia mundial, na ordem dos 21%, a par de um recuo da UE-12 e do Japão, face aos valores de 1990 (de 17,8% para 15,2% e de 8,7% para 6,8%, respectivamente).

Estes dados são curiosos, até porque podem ser igualmente validados a nível da evolução do PIB real (2), sugerindo uma progressiva translação dos centros de crescimento económico mundial, da área do euro e do Japão para a China.

Em caixa, apresentam-se os resultados de uma projecção muito simples do que poderá vir a ser o produto mundial, desagregado pelos principais blocos económicos, nas próximas décadas. Os resultados apresentados devem ser analisados com suficiente distanciamento crítico face aos pressupostos de partida utilizados, nomeadamente a ideia de que os países em questão poderão manter ritmos de crescimento próximos dos observados nos anos mais recentes. Na verdade, existem experiências similares de países que em determinados momentos históricos se viram envolvidos em processos de crescimento económico acelerado e que, mais cedo ou mais tarde, viram reduzir-se drasticamente o ritmo de crescimento, o qual acaba por estabilizar em torno dos padrões “normais” para as economias avançadas.

Um bom exemplo desse fenómeno é o Japão: após um crescimento económico médio de 10,5% na década de 60, registou-se um forte abrandamento nas décadas seguintes e, desde meados dos anos 80, o crescimento médio no Japão foi inferior à média dos países avançados.

É portanto perfeitamente possível que a China de hoje seja o Japão dos anos 60 e 70, isto é, que o ritmo de crescimento da economia chinesa venha a registar proximamente algum abrandamento. Se, por exemplo, o crescimento médio estabilizasse em torno de 7% nas próximas décadas (hipótese ainda assim manifestamente optimista), e mantendo-se o pressuposto de que as restantes economias mundiais avançadas continuariam a registar níveis médios de crescimento próximos do observado desde 1990 até ao presente, então o crescimento relativo da economia chinesa seria consideravelmente mais lento: o PIB chinês apenas ultrapassaria o seu congénere nipónico em 2034 e somente em 2099 a economia chinesa teria uma dimensão idêntica à da UE-12.

Independentemente de previsões mais ou menos consistentes quanto à evolução próxima da economia chinesa e ao seu peso relativo na economia mundial, convirá referir que a evidência estatística aponta claramente para um progressivo aumento da importância da China no contexto económico mundial. Se a Europa não tiver bem presente este fenómeno, nomeadamente em termos das estratégias de diplomacia económica e da participação das empresas no comércio e investimento internacionais, arrisca-se a ficar inexoravelmente afastada do provável novo centro do mundo económico do século XXI: a Ásia.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

PROJECÇÃO DO PIB MUNDIAL

Com o objectivo de analisar cenários hipotéticos para a evolução do peso das diferentes economias no contexto mundial, estimou-se um PIB nominal teórico para as principais economias (EUA, UE-12, Japão e China), calculado a partir do pressuposto de que se manterão as taxas de crescimento médias observadas no período de 1990 a 2005 (3).

Os resultados obtidos são particularmente expressivos quanto ao papel progressivamente mais assinalável da China: em apenas 15 anos (2020) poderá torna-se a 3. a economia mundial, destronando o Japão, em 2040 o seu PIB nominal deverá ultrapassar o da área do euro e, em 2045, a China será a maior economia do mundo!

separador

1 Nos primeiros quatro anos do séc. XXI, registou-se um acréscimo médio anual do peso do PIB chinês na ordem dos 0,6 pontos percentuais e um decréscimo do peso do PIB da UE-12 de 0,3 p.p., pelo que, a manter-se esta tendência, em 2006 o PIB chinês em paridades de poder de compra irá ultrapassar o europeu.
2 Segundo o World Economic Outlook do FMI, a média anual de crescimento do PIB, entre 1997 e 2006, será de 3,4% nos EUA, 2,4% na União Europeia (2% na UE-12) e 0,9% no Japão. Na China, a média anual situar-se-á em 8,3%!
3 EUA: 5,2%; UE-12: 5,0%; Japão: 3,2% e China: 10,6%. Para o ano de 2005 utilizou-se uma previsão.


separador

* Henrique Morais

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Mestre em Economia Internacional pelo ISEG. Docente na UAL e na Universidade do Algarve. Assessor do Banco de Portugal. Membro do Conselho Directivo do Observatório das Relações Exteriores da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela PIB nominal: peso no mundo

Link em nova janela PIB (paridades de poder de compra): peso no mundo

Link em nova janela Projecção do PIB nominal (mM USD)

Link em nova janela PIB per capita (USD)

Link em nova janela PIB per capita (paridade de poder de compra USD)

Link em nova janela PIB Japão e China

Topo Seta de topo

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2005)
_____________

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores