Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2007> Índice de artigos > Religiões e política mundial > Movimentos religiosos contemporâneos > [ Os novos movimentos religiosos e o poder ]  
- JANUS 2007 -



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

Os novos movimentos religiosos e o poder

Joaquim Carreira das Neves *

separador

O assunto em epígrafe é um dos temas mais discutidos em livros, jornais, diálogos televisivos ou conversas de amigos, nos dias de hoje.

Quando aconteceu a queda do muro de Berlim, o mundo respirou e olhou para o céu como que a dizer: finalmente chegou a era da paz. Mas a respiração e o olhar de acção de graças durou pouco tempo. O século XXI começou mal pelas razões mais inesperadas – as da religião. Continuamos dominados pelo medo e fantasma do terrorismo de um pequeno grupo islâmico – a Al Qaida. Por outro lado, há quem disserte sobre o medo do fundamentalismo evangélico expresso na guerra do Iraque, a partir da Casa Branca com o epígono “messiânico” de George W. Bush e respectiva política da Christian Coalition . O fundamentalismo islâmico e o fundamentalismo evangélico dos neopentecostais americanos é apenas um exemplo dos novos messianismos em que os nacionalismos políticos e culturais procuram mandar no mundo (1).

 

Religião e poder

Não há dúvida de que a religião sempre andou de mãos dadas com o poder. E é compreensível, à luz da história, que assim seja desde que se aceite o homem como “ser naturalmente religioso”. De facto, assim foi até ao tempo do Iluminismo e Racionalismo. A Revolução Francesa e o surgir da Razão como fundamento último da verdade determinaram uma mudança de cento e oitenta graus na cultura e paradigma da humanidade. Augusto Comte, Emile Durkheim, Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx e tantos outros estabeleceram os princípios sociológicos, filosóficos e práticos de um mundo sem Deus. O tempo passou e o mundo de Deus regressou pela mão de fundamentalistas religiosos e políticos. A determinação político-religiosa de Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 21), fundamento da laicidade moderna, está posta à prova com os acontecimentos recentes do terrorismo islâmico e do revivalismo dos novos movimentos religiosos.

O problema é, pois, antigo. A sociedade, ao longo dos séculos, foi dominada pela política e pelo poder sempre de mãos dadas com a religião, fosse ela de tipo animista, politeísta, henoteísta ou monoteísta. Jesus foi uma excepção ao estabelecer o princípio do “serviço” (Mt 20, 26-27 e par.: “Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer-se grande, seja o vosso servo; e quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo”).

É consensual que a Igreja cristã, depois da liberdade concedida por Constantino, passou de uma Igreja perseguida a uma Igreja perseguidora sempre que os seus crentes se afastassem da verdade do seu credo. A religião tornou-se ideologia e toda a ideologia que se desdobra em verdade absoluta é, por natureza, perseguidora. Aconteceu com cristãos, judeus, muçulmanos, hindus, budistas, taoístas. A história das religiões é a história da liberdade e salvação, por um lado, e da perseguição e condenação, por outro.

Os tempos mudaram e a Igreja Católica, pela boca de João Paulo II, aprendeu a lição e pediu perdão ao mundo pelos seus erros.

 

Os novos fundamentalismos cristãos

Como compreender, então, nos nossos dias, os novos movimentos religiosos fundamentalistas aliados ao poder e ao desejo de domínio sobre o mundo?

Em nosso entender, os novos movimentos religiosos fundamentalistas acontecem em todos os sistemas religiosos. Por outro lado – devemos confessá-lo com humildade – é difícil classificar o que são movimentos fundamentalistas.

A origem histórica do fundamentalismo religioso aconteceu nos Estados Unidos da América do Norte nos anos de 1910-1915. Muitos protestantes, confrontados com a ciência darwinista do evolucionismo, que reputaram como contrária à letra da Bíblia, e com outros movimentos liberais no campo da religião, política e família, decidiram lutar pela verdade da Bíblia contra a ciência, do capitalismo contra o socialismo, e publicaram doze volumes intitulados The Fundamentals , que divulgaram às centenas, em defesa das suas teses (2). A partir desta fundamentação histórica, no virar da página das lutas entre Bíblia e ciência, têm surgido, ano após ano, grupos ou movimentos fundamentalistas que primam em defender a fé contra a ciência e contra tudo o que belisque a fé, seja ela judaica, cristã, muçulmana, hindu, budista. Não se trata de diálogo entre fé e ciência, entre fé e história, entre fé e cultura, mas de impor a fé contra a ciência, história e cultura. Sem dúvida que o exemplo moderno mais gritante é o da Al Qaida, que não respeita nada nem ninguém para impor as suas ideias. Os suicidas islâmicos, em nome de Alah, matam indiscriminadamente, destroem e dividem para que a cultura dos direitos humanos não exista em desfavor da sua ideologia teocrática.

Os movimentos religiosos fundamentalistas partem, pois, do princípio de que nada nem ninguém se deve opor à verdade; quem assim fizer, deve ser combatido. A luta dos fundamentalistas é uma luta reaccionária contra tudo o que seja evolução em relação ao passado cultural fundamentado na religião. Pensam que desta maneira perdem a sua identidade e que Deus os castigará, mais tarde ou mais cedo. É uma luta pela tradição familiar, nacional e política. Assim acontece com as Testemunhas de Jeová em relação ao sangue. Para eles nenhuma igreja, fé ou política tem qualquer interesse quando confrontados com a segunda vinda de Cristo. Só eles são os eleitos e só eles preparam devidamente a parúsia do Senhor. É uma luta elitista de eleitos contra pecadores, de salvos contra condenados. Eles e só eles são os abençoados de Deus, detentores do próprio poder de Deus, senhores duma Terra Prometida a germinar e a acontecer através da sua luta. O que Hitler, Estaline, Mao Zedong (Mao Tse Tung) fizeram com a mão armada, eles procuram fazê-lo com a mão levantada ao Céu do seu Deus e da sua verdade. Assim se explica uma das causas mais profundas do seu actuar: a sacralização, a inspiração e a inerrância das suas escrituras.

Para os cristãos fundamentalistas, a Bíblia é o livro de toda a ciência e verdade, o verdadeiro armazém da história. As próprias palavras da Bíblia são inspiradas e não apenas as ideias que passam por elas. Neste aspecto criticam o método histórico-crítico alemão aplicado à Bíblia nos séculos XIX-XX. Hoje em dia, tanto os exegetas católicos como protestantes fazem depender a inspiração bíblica dos diferentes géneros literários da Bíblia como literatura.

Entretanto, no protestantismo evangélico norte-americano dos anos 20 do século passado surgiu em força a doutrina sobre a segunda vinda de Jesus Cristo. Jesus iria aparecer brevemente e impor o milenarismo na terra. Os cristãos preparados seriam arrebatados ao céu com Jesus enquanto os não preparados ficariam privados desta felicidade. Assim nasceu também o chamado “dispensacionalismo” histórico e as divisões entre evangélicos sobre o “Arrebatamento” antes da grande provação-tribulação ou depois da mesma. Os passos bíblicos sobre o “Arrebatamento” da 1.ª Ts. 4, 13-18 e Ap. 20 são vistos como história factual e não como história apocalíptica. Estaríamos, então, no fim desta história e no prelúdio de uma outra história. Com o “dispensacionalismo” apareceu uma nova maneira de ser profeta. Todos os sinais políticos de ordem nacional e internacional são vistos nesta perspectiva da parusia.

Topo Seta de topo

Os EUA e a “reconstrução cristã”

Os evangélicos americanos, com institutos bíblicos espalhados por toda a parte, onde estudavam e estudam a política americana como salvadora do mundo do Anticristo comunista – e, para muitos, do Anticristo do Papa da Igreja Católica – acabaram por fundamentar o neopentecostalismo evangélico. Nos anos 50 sobressaem as figuras de Billy Graham, Rex Humbard, Carl McIntire, Oral Robert, ligados à direita política americana do Partido Republicano, e desencadeiam na rádio e televisão uma cruzada cristã contra o comunismo e a favor da política americana (3). Em 1979, um grupo de pastores de várias igrejas fundam o movimento Moral Majority com o fim de estabelecer uma moral política e social em toda a América. Sobressaem as figuras de Richard Viguerie, Ed McAteer, Jerry Falwel, Greg Dixon, Tim LaHaye e Charles Stanley (4). O movimento tornou-se em onda e vaga a nível nacional e invadiu todos os sectores da política interna e externa americanas, influenciando de maneira substancial as eleições presidenciais.

Nesta campanha sobressai Falwell na pregação contra os comunistas e em defesa da América como “nação escolhida” por Deus para conduzir a humanidade e preparar a parusia do Senhor (5). O poder político, económico, cultural, artístico, devia ser controlado pela força evangélica de Deus. A civilização cristã deve dominar o mundo através da América. Como se exprimiu o Dr. Gary North, fundador do movimento “reconstrução cristã”, “os cristãos são chamados por Deus para exercer o poder” (6).

Ninguém pode prever o futuro do movimento fundamentalista evangélico tal como nasceu e se desenvolveu na América, com todo o seu potencial religioso, político e social. A dilação da parusia obriga estes evangélicos a mudarem a política profética “dispensacionalista” de tempos a tempos.
A sua força política na governação de Reagan e de George W. Bush é sobejamente conhecida. Mas a sua voz não é mais do que uma entre muitas numa nação democrática que, segundo os analistas, está a esgotar-se.

 

O império evangélico

O império americano, baseado na razão, tecnologia, militarismo e na religião cristã de fundamento “biblicista”, está a chegar ao fim. Já se pergunta: o que será da humanidade depois do império americano? E, correlativamente, o que será do evangelismo americano depois do império da América? O evangelismo americano é uma subcultura entre muitas outras subculturas que, todas juntas, formam o puzzle da grande cultura americana.

Mas foi com este espírito que o evangelismo americano, sustentado economicamente pelos dízimos e por uma máquina publicitária gigantesca nos media , entrou na América Latina e a está missionando com grande êxito, opondo-se frontalmente à Igreja Católica, à ciência e a tudo o que é política de esquerda. Na América Latina sobressai o Brasil e, no Brasil, sobressai a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O seu fundador, Edir Macedo, segue as mesmas linhas evangélicas e a mesma política missionária do evangelismo americano. Ao seu lado, há dezenas de igrejas neopentecostais com o mesmo sistema de hermenêutica evangélica e de política de poder. A IURD, com um sistema televisivo e radiofónico próprio e poderoso, conquista as populações desfavorecidas e marginalizadas. Na sua doutrinação, combate a filosofia, o evolucionismo, tudo o que é cultura religiosa ecuménica e todas as igrejas clássicas, especialmente a Igreja Católica.

No entanto, a IURD conquista lugares no governo do Brasil, possui a segunda maior televisão brasileira, centenas de rádios e está bem viva em Portugal e PALOPS. Na televisão, rádios e igrejas defendem o chamado “evangelho da prosperidade” baseado na doutrina deuteronomista do Antigo Testamento das bênçãos e maldições. Todo o crente abençoado por Deus merece e deve possuir bens, fortuna, família sem problemas, sem doença e com vida longa. O não-
-crente será amaldiçoado com o mau-olhado, doenças, fatalismos e tristezas. Os dizimistas têm a sua “corrente” própria de bênção divina. Só não encontramos na vida de Jesus qualquer ponta de evangelho que defenda o “evangelho de prosperidade”.
A vida que Jesus anuncia “em abundância” (Jo 10, 10: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”) nada tem a ver directamente com qualquer evangelho de prosperidade. Semelhante hermenêutica nada tem a ver com o quarto evangelho ( ver Jo 10, 28; 12, 24-26. 32. 36). Não se pode confundir o evangelho da fé com o evangelho da prosperidade .

 

As novas catequeses islâmicas

Fora do cristianismo, sem dúvida que o movimento religioso mais temido e mais falado é o da Al Qaida. Os atentados de Nova Iorque, Madrid, Londres, e um pouco por toda a parte, são os sinais mais visíveis do ódio do movimento a tudo o que seja cultura ocidental, democracia, direitos humanos, liberdade religiosa, libertação da mulher, respeito pela dignidade da pessoa. Sem dúvida que ninguém pode acusar o islamismo, como religião, destas atrocidades. Mas também é verdade que a Al Qaida e movimentos paralelos estão presentes em todas as nações árabes e em muitas das catequeses islâmicas. Não vamos aqui discutir a história de Israel e da Palestina, mas, em nosso entender, os actos terroristas da Al Qaida, um pouco por toda a parte, não têm qualquer justificação. São actos terroristas indiscriminados. Atingem inocentes civis que nada têm a ver com as questões de Israel e da Palestina. São actos de islâmicos fanáticos e loucos. Os suicidas islâmicos acreditam que, com os seus actos, são mártires de Alah, e que receberão, no céu, o prémio de uma vida eterna cheia de delícias. A base desta doutrinação é, realmente, política, mas para um islâmico não existe a lei de Jesus: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Por isso, a Al Qaeda combate não apenas os “pagãos” – e “pagãos” são todos os não-
-crentes islâmicos –, mas também os regimes islâmicos que aceitam a democracia, os direitos humanos, o diálogo inter-religioso, o secularismo.
A questão é, realmente, muito complexa.

Os islâmicos acreditam que o Alcorão foi escrito no céu, depois entregue por Alah ao anjo Gabriel que, por sua vez, o foi revelando, pouco a pouco, a Maomé. Esta leitura fundamentalista não passa de um mito, mas é a razão mais funda do terrorismo islâmico da Al Qaida (7). Alguns exegetas islâmicos procuram adoçar os textos corânicos sobre a “guerra” contra os seus inimigos. Mas a verdade é que tais textos, para os terroristas, são lidos e acreditados ao pé da letra. Apresentamos apenas o texto da sura (surah) 4, 73: “Que combatam pela causa de Deus os que trocam esta vida terrena pela vida futura! Pois quem combater pela causa de Deus, quer morra, quer vença, c onceder-lhe--emos grandes recompensas ”, e da sura 4, 94: “Não há igualdade entre os crentes que permanecem em casa, sem serem inválidos, e os que combatem e arriscam bens e vida ao serviço de Deus ...”.

Os textos são claros. Podem e devem interpretar-se a partir do contexto histórico. O estudo do texto no contexto, nos islâmicos, ainda está muito longe de ser esclarecido e estudado por causa do mito do Alcorão ser um livro divino, escrito no céu, em árabe, e entregue ao Profeta de maneira divina. No entanto, entre os historiadores e exegetas islâmicos actuais, já muito foi feito, embora contra a vontade da maioria dos responsáveis religiosos islâmicos do mundo inteiro (8).

Muitos outros movimentos de fundamentalismo religioso, com fins religiosos, políticos e económicos, podiam e deviam ser apresentados. Nomeamos apenas a Igreja da Unificação do Reverendo Moon, A Igreja dos Santos dos Últimos Dias (“Mormons”), as Testemunhas de Jeová, o movimento Judeus Sionistas. E nem sempre é fácil distinguir uma igreja de uma seita, uma religião de um movimento religioso fundamentalista. Podemos apresentar – como já dissemos – alguns critérios: o critério do diálogo entre fé e ciência, entre criacionismo e evolucionismo, entre nacionalismo e universalismo, entre sacralização dos textos fundadores e crítica histórica e literária dos mesmos textos, entre povo “eleito” e povo “de Deus”. Concluímos dizendo que sempre houve e haverá fundamentalismos religiosos com fins de poder e domínio fundamentados na religião. Não há igrejas e religiões quimicamente puras.

separador

Topo Seta de topo

1 - Ver “Une Amérique chrétienne pour sauver le monde”. Nouvel Observateur 26/2/2002.
2 - A. C. DIXON (ed.), The Fundamentals (Chicago, Testimony Publishing, 1910-1915).
3 - Ver Gary K. CLABAUGH, Thunder on the Right: The Protestant Fundamentalism (Chicago, Nelson-Hall, 1974); Erling JORSTAD, The Politics of Doomsday: Fundamentalists of the Far Right (Nashville, Abingdon Press, 1970).
4 - Ver Martin E. MARTY e Scott APPELEBY (eds.), Fundamentalisms Observed (Chicago, The University of Chicago Press, 1994) 43 ss.
5 - Na sua obra Listen America , p. 15, escreve: “Only by godly leadership can America be put back on a divine course. God will give national healing if men and women will pray and meet God´s conditions.”
6 - Gary NORTH, The Theology of Christian Resistance (Tyler, Geneva Divinity School Press, 1983).
7 - Ver Marc SAGEMAN, Le vrai visage des terroristes. Psychologie et sociologie des acteurs du djihad (Éditions Denoël, Paris 2005). É muito importante a comparação psicológica e sociológica entre o islamismo fundamentalista e a Igreja da Unificação do Rev.. Moon nas páginas 232-239; Rohan GUNARATNA, No Interior da Al-Qaeda. Rede Global do Terror (Relógio d'Água, Lisboa 2004); Jason DURKE, Al-Qaheda. A História do Islamismo Radical (Quetzal Ed., Lisboa 2004).
8 - Ver Abdelwahab MEDDEB, A Doença do Islão (Relógio d'Água Ed. , Lisboa 2005); Mohamed-Chérif FERJANI, Le politique et le religieux dans le champ islamique (Fayard, Paris 2005); Rachid BENZINE, Les nouveaux penseurs de l'Islam (Albin Michel, Paris 2004); Andrew RIPPIN, Muslims. Their religious beliefs and practices (Routledge, London & New York, 2005); Édouard-Marie GALLEZ, Vol I: Le messie et son prophète. Aux origines de l'Islam. De Qumrân à Muhammad (Ed. de Paris, Paris 2005); Vol. II: Le messie et son prophète. Aux origines de l'Islam. Du Muhammad des Califes au Muhammad de l´histoire (Ed. de Paris, Paris 2005). Para os problemas actuais do ecumenismo inter-religioso, ver Samir Khalil SAMIR, Cien Preguntas Sobre El Islam (Ed. Encuentro, Madrid 2003).

separador

* Joaquim Carreira das Neves

Estudou Ciências Bíblicas em Jerusalém no Instituto Pontifício da Flagelação e em Roma no Instituto Pontifício Bíblico. Docente na Universidade Católica até 2006. Docente em Jerusalém, na Universidade Nova de Lisboa e docente visitante da Universidade de Berckley na Califórnia. Autor de diversos livros e artigos, colaborando actualmente com o Jornal EXPRESSO.

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2006)
_____________

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997

 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores